PIC-micro
Tese: PIC-micro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcelim22 • 1/9/2014 • Tese • 445 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
RISC e CISC Na sua essência, uma máquina RISC oferece um número muito reduzido de instruções, desde uma a poucas dezenas, e cada instrução apenas realiza uma ação muito simples. Se este conjunto satisfizer o critério de ser genérico, isto é, permitir programar qualquer algoritmo, então temos de reconhecer a grande vantagem desta abordagem: a sua simplicidade facilita a construção hardware da arquitetura do microcomtrolador. Nomeadamente, a Unidade de Controle da CPU fica mais simples e, portanto, menor, onde ocupa menor área na pastilha ('chip') do material semicondutor (Silício, habitualmente) sobre o qual são implantados os circuitos digitais que realizam os componentes do controlador. Ficando a Unidade de Controle menor, mais espaço livre fica na CPU, que pode ser aproveitado para outras unidades que aumentem o ritmo de execuções do CPU, por exemplo, um maior número de registadores de dados, uma memória interna ao CPU, etc. Uma máquina CISC segue uma filosofia oposta, procurando suportar o mais diretamente possível os mecanismos das instruções da linguagem de alto nível. A sua principal desvantagem é que a Unidade de Controle fica mais complexa, dada a variedade e complexidade das instruções. Para além do mencionado aspecto de aumentar o espaço ocupado pelos circuitos, isto também dificulta as otimizações das micro-ações que a Unidade de Controle deve realizar, para obter execuções mais rápidas das instruções. Por exemplo, no modelo CISC, dada a grande variedade de instruções, estas têm formatos variáveis e as suas representações em bits variam, por exemplo, desde 1 até 6 bytes, equivalente aos seus tipos.
Observações importantes:
A letra F (PIC16F877) identifica que o microcontrolador em questão utiliza a tecnologia FLASH, ou seja, pode ser regravado. Alguns modelos (que utilizam a letra C no nome, como o PIC16C877) só podem ser gravados uma única vez e são mais baratos.
Outros modelos da família 16 (como o PIC16F870, PIC16F628, PIC16F84, )
possuem variações em termos de recursos (com mais ou com menos pinos de I/Os,
Introdução à programação de microcontroladores – w.pictronics.com.br entradas analógicas, memória ROM, memória RAM, etc...), mas todos podem ser programados com a mesma linguagem.
Modelos da família 18 são mais rápidos e um pouco mais caros, continuando a ser de 8 bits.
Modelos da família 24 são de 16 bits, e indicados para aplicações que exijam mais poder de processamento.
Os microcontroladores PIC são indicados para aplicações mais simples, que não necessitem de grande volume de dados manipulados, e que não necessitem processamento em tempo real de alto desempenho.
Quando transferimos um programa para o microcontrolador, este deve estar em linguagem de máquina (ARQUIVO HEX), e será armazenado na memória ROM do microcontrolador. Esta memória não será apagada até que outro programa seja enviado, mesmo que a alimentação de energia elétrica seja desativada.
...