PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabioalex • 2/9/2013 • Tese • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 415 Visualizações
1º ANO – 2º SEMESTRE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ITAPECERICA DA SERRA
2011.
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário da língua portuguesa, o ato de planejar quer dizer traçar, fazer plano de, projetar, programar, planificar. Quando pensamos em relação a uma
empresa, existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.
Pode ser considerado como estratégico todo planejamento realizado no nível institucional da empresa. É orientado para o futuro, de modo que se torna necessário tomar decisões baseadas, muitas vezes, na intuição e no julgamento.
A ação empresarial parte do planejamento estratégico, decidido no nível mais alto da organização, mas para que esse planejamento seja executado, é necessário que seja implementado nos níveis mais baixos da empresa. Quem faz essa transição para que as estratégias sejam colocadas em prática é o nível intermediário (tático). Permite a programação a médio prazo.
Operacional é o nível do planejamento que precisa operar sem as incertezas do ambiente externo, para que funcione com a máxima eficiência possível. O nível operacional do planejamento precisa sempre obter regularidade e produtividade.
CAPÍTULO 7
1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1 - CARACTERÍSTICAS
1 – É projetado no longo prazo.
2 – Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.
3 – Envolve a empresa como um todo.
O planejamento estratégico é um conjunto de decisões acerca dos fatores que afetam a empresa por longos períodos de tempo. É genérico, portanto necessita ser desdobrado em planos táticos (intermediários) e operacionais, detalhando cada atividade a ser executada.
1.2 - ETAPAS
São sete as etapas que envolvem o planejamento estratégico:
1 – Determinação dos objetivos.
É a determinação das pretensões ou propósitos da empresa, como por exemplo, diminuir os custos de produção sem alterar a qualidade do produto. Os objetivos da empresa podem ser agrupados em 4 categorias: lucro, expansão da empresa, segurança, autonomia.
2 – Análise ambiental externa.
É a maneira pela qual a empresa busca conhecer as necessidades, oportunidades, recursos, dificuldades, ameaças, e contingências que estão a sua volta. Deve abranger o ambiente geral (fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos) e o ambiente de tarefa (clientes, fornecedores, concorrentes e agências regulamentadoras). Pode ser feita através de pesquisas e análises, estudos de previsão, espionagem e sistemas de informação gerencial.
3 – Análise organizacional interna.
É a maneira pela qual a empresa examina seus recursos, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos ou humanos, para dessa maneira, identificar suas forças e fraquezas e explorar as oportunidades. A análise organizacional deve levar em conta: missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e cultura organizacional.
4 – Formulação de alternativas.
É a definição das alternativas estratégicas que levarão a empresa a alcançar os objetivos propostos. Pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos, utilizando estratégias ativas (agressivas) ou passivas (defensivas).
5 – Elaboração do planejamento.
É a maneira pela qual a estratégia será colocada em prática. A estratégia vai definir “o que fazer”, enquanto que o planejamento irá definir o “como fazer”. Deve envolver todos os níveis da empresa e deve ser resultante do trabalho em equipe da organização. O planejamento estratégico precisa considerar alguns fatores, conhecidos como os sete “S”: staff, style, skill, systems, structure, shared values, superordinated goals.
6 – Implementação e Execução.
É a parte da execução, de colocar os planos em ação. Sem uma execução adequada, a estratégia não acontece, por isso, requer organização, intensa coordenação, incentivo às pessoas, controles, acompanhamento e liderança estratégica por parte de executivo principal e tática e operacional por parte dos gerentes e supervisores. Para implantar com sucesso o planejamento, a empresa deve seguir estes passos: participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço contínuo, avaliação sistemática, recompensas por resultados.
7 – Avaliação dos resultados.
É o acompanhamento dos resultados alcançados de maneira contínua. Segundo o sistema de avaliação criado por Kaplan e Norton (Balanced Scorecard – BSC) existem 4 perspectivas a serem consideradas na avaliação dos resultados: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.
CAPÍTULO 8
2 - PLANEJAMENTO TÁTICO
2.1 - CARACTERÍSTICAS
1 – É um processo permanente e contínuo.
2 – É sempre voltado para o futuro.
3 – Se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões.
4 – Seleciona dentre as alternativas um determinado curso de ação.
5 – É sistêmico.
6 – É iterativo.
7 – É uma técnica de alocação de recursos.
8 – É uma técnica cíclica.
9 – É uma função administrativa que interage diretamente com as demais.
10 – É uma técnica de coordenação.
11
...