PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMAS ERP
Pesquisas Acadêmicas: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SISTEMAS ERP. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: analigia • 27/3/2014 • 7.811 Palavras (32 Páginas) • 518 Visualizações
INTRODUÇÃO
A área da Informática tem sofrido grandes modificações ao longo dos anos em nível mundial, levando a inovações surpreendentes.
Hoje em dia não são mais necessárias anotações feitas no caderno, pois atualmente existem novas ferramentas de trabalho que auxiliam o manuseio de dados, organizando e gerando informações.
Este é o papel de um Sistema de Informação! Assegurar agilidade da informação e qualidade, organização e maior produtividade.
Mas para que essas ferramentas dê o eficiente suporte, é necessário que se tenha feito um Planejamento de acordo com a estrutura organizacional da empresa para que a implantação do sistema seja feita sem dificuldades e alcance o sucesso.
O presente trabalho tem como objetivo, mostrar todas as etapas de um Sistema de Informação. Desde Planejamento Estratégico, teoria, implantação, conceitos, níveis e tipos de sistemas. Orientando de acordo com a estrutura da empresa, qual o melhor sistema a ser implantado.
Mostra também, qual a importância de um Sistema de Informação, quais os objetivos e seus benefícios.
Em síntese, espera-se que esse conjunto de ideias possa representar uma contribuição, para uma melhor compreensão dos Sistemas de Informação. Que possa agregar valor, conhecimento e auxílio na gerência de informações.
Capítulo 1: Planejamento Estratégico de Sistema de Informação
O Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação representa um passo importante para a utilização de forma eficiente e eficaz do recurso informação, o que nos tempos atuais é fundamental para que a organização possa obter incrementos consideráveis em seus níveis de produtividade e competência.
Se elaborar um Plano Estratégico de Sistemas de Informação, obterá uma visão muito mais clara de como construir um efetivo Sistema de Informação.
1.1: Planejamento – O que significa “Planejar”?
Planejar implica em voltar os olhos para o futurom iu seja, trata-se de definir hoje que resultados devem ser alcançados no futuro e de que forma. A essência de ato é a tomada de decisões.
O que é decisão? É a escolha de uma entre várias alternativas.
O “planejar”, portanto, refere-se à busca da melhor alternativa para se chegar a determinado resultado futuro.
O que significa “melhor alternativa”? A mais econômica? A de execução mais rápida? Aquela que é considerada a mais factível? Ou um conjunto desses fatores?
Na verdade, as alternativas desenvolvidas num processo de planejamento são examinadas à luz das condições ou premissas que cercam essas mesmas alternativas. Em síntese, planejar corresponde a desenvolver alternativas e escolher uma entre as alternativas identificadas, à luz das premissas que as envolvem, tendo em vista a consecução de determinado objetivo futuro.
Quem planeja sabe:
- Avaliar as perspectivas a curto, médio e longo prazos;
- Agir sobre o mercado;
- Desenvolver diferenciais competitivos;
- Antecipar-se a situações desfavoráveis;
- Criar participação no mercado;
- Desenvolver serviços e produtos adequados ao mercado.
Quem é planejado acaba:
- Sendo surpreendido por alterações no mercado;
- Precisando sempre se programar;
- Dependendo do dia-a-dia;
- Atrelado a iniciativas da concorrência;
- À mercê da conjuntura.
1.2: O conceito de estratégia
Ferreira (1986) esclarece que a palavra estratégia é de origem grega (strategia) que significa “A arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos”.
Estratégia compreende a determinação de metas básicas de longo prazo, dos objetivos de uma empresa, a adoção de linhas de ação e necessidades de recursos para alcançar essas metas (CHANDLER, 1990; BUZZELL, 1977). A estratégia é um padrão de decisões que ocorre de forma de liberada e anteriormente às ações para determinar objetivos ou metas, além de ter o objetivo de produzir as principais políticas e planos para atingir aquelas metas.
Mais do que isso tem o objetivo de definir a série de negócio que a empresa vai perseguir, o tipo de organização econômica e humana que ela pretende ser e a natureza da contribuição econômica que ela pretende produzir ara seus acionistas, empregados, clientes e comunidades (ANDREWS, 1992).
1.3: Planejamento estratégico
O Planejamento Estratégico é o método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. Segundo Fischmann e Almeida (1991, p.18) “o processo de se realizar o Planejamento Estratégico é semelhante ao que nos submetemos quando por algum motivo fazemos uma reflexão sobre a trajetória passada e futura de nossa vida”. Neste sentido, será necessário que os tomadores de decisão reflitam sobre a missão da empresa (o papel que a empresa desempenha), façam uma análise do ambiente empresarial, tanto interno quanto externo, assim identificando oportunidades (de mercado a explorar e recursos a aproveitar) e ameaças que poderão prejudicar o andamento da organização, os pontos fortes que devem ser aproveitados e os pontos fracos com os quais se deve tomar cuidado, e se possível eliminá-los. Com base na missão determinada e análise dos pontos fortes e fracos é estabelecido um caminho (estratégia) para aproveitar as oportunidades e evitar riscos que o ambiente lhe oferece.
O Planejamento Estratégico se efetiva ao encontrar equipes eficientes e eficazes, uma estrutura organizacional bem delineada e aceita, e um Sistema de Informações adequado, permitindo ao corpo administrativo/direção estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização no cumprimento de sua missão.
1.4: Sistemas de Informações (SI)
Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar,
...