PLANO DE PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE ERP COMPLETO
Ensaios: PLANO DE PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE ERP COMPLETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardohassan • 11/3/2015 • 8.481 Palavras (34 Páginas) • 1.604 Visualizações
PLANO DE PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE ERP
COMPLETO
SÃO LEOPOLDO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Conceitos de gestão de projetos 5
2.2 Conceitos PMBOK e áreas de conhecimento 5
3 TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 7
3.1 Termo de Abertura de projeto (Definição): 7
4 DECLARAÇÃO DE ESCOPO DO PROJETO 10
4.1 Declaração de Escopo do Projeto (Definição) 10
5 WBS OU EAP (ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO) 17
5.1 WBS Mapa Mental 17
6 PLANO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO 18
6.1 Plano de Gerenciamento de Escopo (Definição) 18
7 GERENCIAMENTO DE TEMPO 21
7.1 Plano de gerenciamento de tempo (Definição) 21
7.2 Lista de Atividades 24
7.3 Diagrama de Gantt 26
7.3 Diagrama de Rede 26
7.4 Diagrama de Marcos 27
8 GERENCIAMENTO DE CUSTOS 28
8.1 Gerenciamento de Custo (Definição) 28
8.2 Orçamento por tarefas 31
8.3 Orçamento dos Recursos Alocados 33
8.4 Fluxo de Caixa 36
9 GERENCIAMENTO DE QUALIDADE 37
9.1 Gerenciamento de Qualidade (Definição) 37
9.2 Requisitos da Qualidade 37
9.3 Padrões da Qualidade 39
10. GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 44
10.1 Gerenciamento de Recursos Humanos (Definição): 44
11. GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES 50
11.1 Gerenciamento das comunicações: (Definição) 50
12 GERENCIAMENTOS DE RISCOS 64
12.1 Gerenciamento de Riscos (Definição) 64
13 GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES 71
13.1 Gerenciamento de Aquisições (Definição): 71
14 CONCLUSÃO 75
15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 76
1 INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo principal melhorar os processos operacionais e administrativos de uma empresa, usando tecnologia de informação através da utilização de um ERP, visando integrar os processos de negócio da empresa e apoiar decisões estratégicas.
Para realização da primeira parte do projeto utilizou-se como base as normas de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK.
Estão dissolvidos a seguir o Termo de Abertura do Projeto, a Declaração de Escopo, o Plano de Gerenciamento de Escopo, Lista de Atividades, Diagrama de Gantt, Diagrama de Rede, Diagrama de Marcos, Plano de Gerenciamento de Tempo, Orçamento de Atividades, Orçamento de Recursos Alocados, Fluxo de Caixa, Curva S e Plano de Gerenciamento de Custos.
Além destes documentos entregues na primeira parte do trabalho, apresentamos nesta etapa: Plano de Gerenciamento da Qualidade, Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos, plano de gerenciamento das Comunicações, Plano de Gerenciamento de Riscos e de Respostas aos Riscos e Plano de Gerenciamento de Aquisições.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceitos de gestão de projetos
Mais especificamente, o que é um projeto? É um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.
E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.
O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.
E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.
O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.
2.2 Conceitos PMBOK e áreas de conhecimento
O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerada a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicados uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados.
O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos. O guia é baseado em processos e subprocessos para descrever
...