PORTFÓLIO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
Trabalho Escolar: PORTFÓLIO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 238662014 • 7/3/2015 • 783 Palavras (4 Páginas) • 891 Visualizações
PORTFÓLIO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de Logística de Transporte
Prof. ENRICO D’ONOFRIO
Guarulhos
2014
Respostas
.............................................................................................................
1. Entre as principais características podemos ver uma melhoria rápida e significativa nos indicadores de desempenho da malha brasileira, com exceção em alguns pontos. Porém podemos destacar que o maior crescimento aconteceu nos investimentos, que mais que dobraram saltando de R$ 350 milhões em 1997 para R$ 810 milhões em 2001 que correspondeu a uma evolução de 131% em quatro anos.
Nos quatro primeiros anos após a privatização houve um aumento de 17% no volume transportado, o numero de acidentes também foi reduzido, além da melhoria operacional, onde houve também um aumento significativo no produto médio do transporte ferroviário, resultado da razão entre a receita bruta das concessionarias e o volume transportado por elas durante o ano.
2. A evolução foi mais intensa á partir de 2001 pois na primeira fase da privatização houve um crescimento significativo, possibilitando com que os fatores continuassem a crescer de forma equivalente. E também por que os investimentos em infraestruturas tiveram que ser maiores na primeira fase da privatização entre 1997 à 2001. Praticamente todos os indicadores apresentaram melhora substancial no período entre 2001 a 2010, principalmente aqueles que dizem respeito aos resultados das concessionarias (volume transportado, receita liquida, e investimentos).
O volume transportado teve crescimento de 70% com a movimentação de 278 bilhões de TKU em 2010 entre os 162 bilhões de TKU em 2001, já a receita liquida quase triplicou no período. O crescimento na receita permitiu que neste período houvesse um aumento no volume de investimentos na malha ferroviária. Existem impactos positivos e negativos. Um dos positivos que podemos citar é que com o crescimento tem recebido incentivos até por parte do governo federal para que possam ampliar a malha e talvez unificar as diferenças entre as bitolas. Já uma citação negativa, é que diante do bom aproveitamento concessionarias privadas se limitam a investir em novas áreas e por conta das diferenças de regiões afeta a produção do modal.
3. As três concessionarias principais pelo escoamento de 80% das cargas transportadas no modal ferroviário são: Estrada de Ferro Carajás (EFC), Estrada de Ferro de Vitória e Minas (EFVM) e MRS. Em 2010 as três concessionarias transportaram respectivamente 91 bilhões de TKU, 73,5 bilhões de TKU e 57,5 bilhões de TKU com maior parte dessa carga sendo o minério de ferro, um dos principais produtos de exportação do Brasil.
O grande volume movimentado acaba gerando economia de escala, permitindo a redução de custos, por serem as mais produtivas praticam os menores preços médios do mercado. É importante
...