PORTFÓLIO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Por: mauro.lima • 28/8/2018 • Trabalho acadêmico • 918 Palavras (4 Páginas) • 1.139 Visualizações
[pic 1]
...........................................................................................................................
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO – SENSORES INDUSTRIAIS
MAURO PEREIRA LIMA – RA 221862017
PORTFÓLIO 01
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
...........................................................................................................................
Guarulhos
2018
MAURO PEREIRA LIMA
PORTFÓLIO 01
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia da Computação do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Instalações Elétricas.
Prof. Marcos José Pinson
Guarulhos
2018
[pic 2]
Respostas
.........................................................................................................
1. Quais são as principais funções exercidas pelos dispositivos elétricos?
R: Manobra, Comando, Proteção e Controle.
Uma manobra é uma mudança na configuração elétrica de um circuito, feita manual ou de forma automática.
Um comando é uma ação que destinada a efetuar a manobra, que pode ser de desligamento, ligação ou variação da alimentação de energia elétrica.
Entende-se por proteção uma ação automática provocada por dispositivos sensíveis a determinadas condições anormais de operação que ocorrem em um circuito, a fim de evitar danos ás pessoas, animais ou ao próprio sistema elétrico.
Entende-se por controle a ação de estabelecer o funcionamento de equipamentos elétricos sob determinadas condições de operação.
2. Qual é a definição da potência instalada de uma instalação elétrica?
R: A potência instalada de uma instalação elétrica é a soma das potenciais nominais dos equipamentos de utilização da instalação, sendo que um equipamento que absorve energia elétrica é definido como equipamento de utilização.
Devemos observar também que dependendo da necessidade da instalação elétrica, a potência ativa consumida pode variar de zero até sua potência nominal
Note que a potência instalada está diretamente relacionada com o tipo e quantidade de equipamentos que constituem a instalação.
Devemos observar também que dependendo da necessidade da instalação elétrica, a potência ativa consumida pode variar de zero até a sua potência nominal.
3. Quais tipos de sobrecorrente podem ocorrer em uma instalação elétrica?
R: As sobrecorentes são correntes que excedem o valor nominal (no caso de condutores elétricos, a capacidade de condução define o valor de corrente nominal. Nas instalações elétricas, as sobrecorrentes podem ser de dois tipos, a saber: corrente de falta e corrente de sobrecarga.
A corrente de falta é a corrente que flui de um condutor para outro ou de um condutor para terra. Por outro lado, a corrente de sobrecarga é a sobrecorrente em um circuito ou equipamento elétrico sem que haja falta elétrica.
4. Como se define a baixa tensão?
R: Uma tensão igual ou inferior a 1.000 V em CA (corrente alternada) ou a 1.500 V em CC (corrente continua) é considerada baixa tensão.
No Brasil, de acordo com a Tabela abaixo, são adotados os seguintes valores típicos para os sistemas de baixa tensão:
Tensões nominais típicas de sistemas de baixa tensão no Brasil
Sistemas Trifásicos (V) | Sistemas Monofásicos (V) |
115/230 | 110/220 |
120/208 | 115/230 |
127/220 | 127/254 |
220/380 | 220/440 |
254/440 | 120/440 |
5. O que é um choque elétrico?
R: O choque elétrico é a passagem de uma corrente pelo copo tornando-se um condutor elétrico.
Essa condução de corrente varia de acordo com a intensidade de volts com que a pessoa é submetida no choque elétrico e pode gerar desde um pequeno susto, até uma fibrilação cardíaca, ou mesmo a morte.
O choque elétrico pode ser causado por fenômenos naturais como um raio, por exemplo, ou acidentes como o contato direto com fiações elétricas domésticas ou públicas, áreas energizadas em decorrência de alguma fonte de energia mal isoladas, ou até mesmo o contato direto com uma pessoa que está recebendo uma descarga elétrica.
6. Defina ramal de ligação.
R: O ramal de ligação é conjunto de condutores e acessórios instalados entre o ponto de derivação da rede da concessionária e o ponto de energia.
A figura a seguir ilustra a definição e ramal de ligação.
[pic 3]
7. Quais são os três tipos de instalação temporária considerados pela norma NBR 5410?
R: A NBR 5410 estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão.
Inicialmente, devemos observar que uma instalação elétrica prevista para uma duração limitada ás circunstâncias que a motivam recebe o nome de instalação temporária. São considerados três tipos de instalação temporária, a saber: instalação de reparos, instalação de trabalho e instalação semipermanente.
...