PPCP Primeira Etapa
Artigos Científicos: PPCP Primeira Etapa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negoterra • 18/3/2014 • 841 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
Este estudo de caso foi realizado em uma empresa do ramo agrindustrial, trata-se de uma cooperativa de café. A empresa foi escolhida por apresentar um grande potencial de atuação do PCP, e estudando o seu funcionamento poder-se-ia observar a importância do Planejamento e Controle da produção. Essa cooperativa será referenciada, neste artigo, como cooperativa W. A cooperativa W armazena os produtos agrícolas produzidos por seus cooperados, não só o café verde, bem como milho e soja, comprando-os à medida que os produtores se interessam em vender. Após a compra, esses produtos são trabalhados e comercializados no mercado interno e, no caso do café verde, também no mercado externo. Seu principal produto comercializado é o café verde, com um volume de vendas em torno de 300.000 sacas de 60kg/mês, que são destinados à região sul e sudeste de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e, principalmente para europa, E.U.A. e Japão. No presente trabalho as atividades relacionadas ao PCP dizem respeito apenas a seu principal produto, o café verde.
A cooperativa não possui um órgão específico de PCP, sendo as tarefas pertinentes a esse departamento atribuídas a diretoria industrial, gerência de produção e departamento de vendas, todas subordinadas ao gerente de produção. O sistema de produção da cooperativa se caracteriza por produzir produtos sob medida, contando com um layout Linear, onde os postos de trabalho estão dispostos de acordo com as operações a serem realizadas, com pouca ou nenhuma flexibilidade para execução de operações. O planejamento estratégico é elaborado mensal e anualmente, onde são equacionados os recursos humanos, máquinas, instalações fabris, dispositivos/ferramentas e treinamentos. A demanda não é sazonal, porém sofre alterações ao longo do tempo, o que leva à adoção de políticas alternativas para o acompanhamento desta, como: redução do quadro de funcionários em períodos de baixa demanda, ou ainda criação de capacidade ajustável e admissões para equilibrar os períodos de alta demanda. Sua previsão é feita com base nos pedidos dos clientes e também através de métodos quantitativos, sendo feita para famílias de produtos. A cada novo período de previsão se substitui o dado mais antigo pelo recente.
O plano de produção é elaborado para famílias de produtos baseando-se na experiência dos profissionais responsáveis por esta atividade. O plano-mestre de produção é elaborado semanalmente. Uma vez definido, este sofre alterações freqüentemente, podendo acontecer a qualquer tempo, devido às pressões da área comercial. No que diz respeito ao sistema de estoques, não se obteve respostas, devido à empresa pesquisada ser uma cooperativa, que tem como sua prioridade o atendimento aos cooperados, armazenando o café por eles produzidos para posterior compra. A maioria do café que permanece em estoque pertence aos cooperados, uma pequena quantidade pertence a cooperativa. Vale salientar que praticamente não existe estoque de produtos já trabalhados, pois praticamente todo o café que passa pelo reparo já está vendido, indo direto para o embarque.
A definição da seqüência em que serão executadas as ordens de fabricação, o estabelecimento das datas de início e término de cada ordem, e a definição de quais recursos serão usados é feita pelo gerente de produção, obedecendo a critérios próprios,
...