PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADOR
Por: Allef Lochaeder • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 837 Palavras (4 Páginas) • 2.349 Visualizações
[pic 1]
FACCI - FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE ITABIRA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ELETROTÉCNICA
Atividade: Relatório aula prática nº 05 – PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE UM TRANSFORMADOR
Alunos:
Allef Lochaeder Alves Pereira
Camyla Oliveira Duarte
Gisselle Coronel
Gilvan Fraga de Oliveira
Helkia Rodrigues
Milena Castro
Nayara Moura
Philippe Kaltz Moreria
Sinara Cassoli
Itabira 2016
1. INTRODUÇÃO
Os transformadores de tensão, são dispositivos capazes de reduzir ou aumentar valores de tensão. São constituídos por um núcleo, feito de uma substância altamente inflamável, e com duas bobinas com espiras isoladas entre si. A bobina que recebe a tensão da rede é chamada de bobina primária, e a secundária são as que sai a tensão já transformada. Os transformadores são aparelhos de natureza estática, que efetua o transporte de energia elétrica, por meio de indução eletromagnética. Seu funcionamento é bastante simples, operam segundo a lei de Faraday ou primeira lei do eletromagnetismo que é: Uma corrente elétrica é induzida em um circuito se este estiver sob a ação de um campo magnético variável.
Um campo magnético como a corrente (i) que refere-se a elétrons em locomoção, ou por algum material com propriedades particulares, como o ímã. Cada carga cria em volta de si um campo elétrico com linhas de campo entrando (carga negativa) ou saindo (carga positiva). De modo parecido com o imã e uma carga em movimento criam um campo magnético (B), porém sempre suas linhas de campo saem de um polo norte (positivo) e chegam em um polo sul (negativo), mostrando assim dois polos simultaneamente. Seu funcionamento é bastante simples, baseado na criação de uma determinada corrente induzida na bobina secundaria, com uma variação de fluxo que é gerada na bobina primaria.
Cada bobina tem seu determinado número de espiras onde a tensão de entrada e de saída são proporcionais a este número de bobinas. Sendo assim temos a formula:
[pic 2]
Onde:
- [pic 3] é a tensão no primário;
- [pic 4]é a tensão no secundário;
- [pic 5]é o número de espiras do primário;
- [pic 6]é o número de espiras do secundário.
Com esta proporcionalidade conclui-se que um transformador reduz a tensão se o número de espiras do secundário for menos que o do primário. Considerando toda a energia conservada, a potência no primário e secundário deverá ser exatamente igual. Assim:
[pic 7]
2. OBJETIVOS
Notar o atuação do magnetismo em indutores quando são alimentados por uma corrente elétrica, o surgimento de indução em indutores quando colocados em campos magnéticos alternados e reafirmar o funcionamento de transformadores elétricos.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
• Conjunto de duas bobinas.
[pic 8]
FOTO 01 – BOBINAS
• Um núcleo magnético laminado e seccionado.
[pic 10][pic 9]
FOTO 02 - Núcleo magnético laminado e seccionado.
• Fonte de 12 e 24 V alternados.
FOTO 03 - Fonte de 12 e 24 V alternados.[pic 12][pic 11]
• Fonte regulada de tensão continua.
[pic 14][pic 13]
FOTO 04 - Fonte regulada de tensão continua
• Multímetro.
[pic 16][pic 15]
FOTO 05 - Multímetro
• Uma bússola.
[pic 18][pic 17]
FOTO 06 - Bússula
...