PROCESSO DE PRODUÇÃO
Por: THIAGOCONTABIL • 2/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 182 Visualizações
Edição | Alteração | Elaborado | Verificado | Aprovado |
|
|
|
|
|
- Objetivo
Sistematizar o processo de manutenção do parque de iluminação da Usina Barreiro, fornecendo diretrizes para seu planejamento, execução de serviços, verificação dos resultados e melhoria.
- Definições
- VMB: Vallourec & Mannesmann Tubes do Brasil, cliente do contrato.
- PMP/A: Órgão interno do cliente responsável por fiscalizar as atividades de manutenção do parque de iluminação da usina.
- PPS: Permissão para o serviço. Documento específico para uma atividade que autoriza a execução do serviço. É aplicado para atividades simples.
- APR: Análise preliminar de risco. Documento abrangente aplicado para várias empresas e atividades. É aplicado para situações mais complexas.
- Interlocutor da área: Pessoa designada para promover a comunicação da área com a equipe de manutenção da iluminação. Essa pessoa é responsável por receber, consolidar e reportar necessidades eventuais de intervenção, bem como receber e divulgar os resultados dos serviços realizados.
- SAP: Sistema de gestão empresarial utilizado pelo cliente que controla, dentre outros elementos, toda a área de manutenção.
- Documentos Complementares
- Plano de Inspeção;
- Relatório de inspeção;
- Cenário de iluminação;
- Programação semanal;
- Relatório semanal de atividades;
- Relatório mensal.
- Descrição de atividades e responsabilidades
O bom funcionamento do parque de iluminação da Usina Barreiro é fator crítico para o alcance das metas estabelecidas para seus processos, pois impacta diretamente sobre a segurança das pessoas e a qualidade dos produtos.
Foi estabelecido o índice máximo de 10% de pontos de iluminação apagados por área como meta para manutenção do parque de iluminação da Usina. Tendo em vista o alcance desta meta são desenvolvidas atividades de planejamento, execução, verificação e melhoria.
4.1 – Planejamento
O planejamento das atividades de manutenção do parque de iluminação é responsabilidade do planejador e deve ser realizado com envolvimento das partes interessadas. Abrange as seguintes atividades:
- Inspeção: O plano de inspeção é elaborado pelo Planejador, a partir da definição da criticidade dos componentes identificados no mapeamento do parque de iluminação e dados históricos. Este plano de inspeção contém layouts com a representação dos pontos por área e cronogramas de inspeção. É responsabilidade do Planejador executar as inspeções conforme planejado envolvendo o líder da equipe. Os registros de inspeção são evidência do alcance das metas estabelecidas e devem ser submetidos à aprovação dos interlocutores das áreas e do supervisores do PMP/A. O atendimento a demandas eventuais mais complexas deve ser precedido de inspeção, tendo em vista a adequada preparação de recursos e adoção de medidas para prevenção de acidentes.
- Comunicação de demandas eventuais: A comunicação de demandas eventuais é responsabilidade do interlocutor da área e deve ser feita por correio eletrônico, endereçada ao líder da equipe, com cópias para o planejador e coordenador de contrato.
- Monitoramento do cenário de iluminação: As informações registradas na inspeção são tratadas e com base nos dados obtidos é elaborado o cenário de iluminação, que apresenta por meio de gráficos e tabelas os resultados consolidados das inspeções. Este documento demonstra a situação do parque de iluminação da usina em determinando momento.
- Inserção de dados na carteira de iluminação: As demandas de serviço identificadas pela análise do cenário de iluminação, são avaliadas e inseridas na planilha da carteira de serviços. A análise crítica da carteira de iluminação permite o estabelecimento de prioridades, e a definição de metas semanais para as equipes operacionais.
- Programação semanal de atividades: A definição dos serviços a executar é feita com base na criticidade das demandas registradas em carteira, dados históricos, análise dos calendários de parada e disponibilidade de recursos. A partir desta definição é elaborada a programação semanal de atividades que após aprovação do líder da iluminação, é enviada ao PMP/A. O planejador deve providenciar a elaboração das ordens de serviço, permissões de trabalho e requisições de material no SAP (quando aplicável), com antecedência mínima de 3 dias para todas as atividades programadas.
4.2 – Execução
A execução das atividades é de responsabilidade do Líder da equipe e abrange as seguintes atividades:
- Preparação dos recursos: A partir da programação semanal é feito um levantamento dos recursos necessários, com base nos dados históricos. É responsabilidade do Líder aprovisionar os recursos necessários e garantir sua disponibilidade para execução das atividades.
- A execução das atividades de manutenção de iluminação: A execução das atividades de manutenção de iluminação deve ser realizada conforme procedimento específico. É responsabilidade do Líder da equipe garantir o cumprimento da programação semanal, designando as pessoas para a execução das atividades e lhes fornecendo as orientações e recursos necessários. Podem ser feitas alterações na programação semanal, tendo em vista o atendimento a demandas eventuais urgentes. Especial atenção deve ser dada a observância dos padrões de qualidade, segurança e preservação ambiental aplicáveis. Durante a execução das atividades devem ser feitos os registros requeridos.
4.3 – Verificação
A verificação dos resultados alcançados permite a avaliação do desempenho do processo e a identificação de oportunidades de melhorias. Os registros gerados na execução, contendo os serviços realizados, recursos empregados, desvios e oportunidades de melhoria identificadas devem ser encaminhados para o planejador.
...