PRODUTOS HIDROPONICOS
Artigos Científicos: PRODUTOS HIDROPONICOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Schafer • 4/8/2014 • 407 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Ministério da Educação
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Campus Pelotas - Visconde da Graça
e-Tec – Brasil
Projeto de Hortaliças Hidropônicos
TP: Débora Fabiane Loesch Jannke
PCC: Danise Maria Schafer
Picada Café, 31 maio de 2012
1. INTRODUÇÃO
Hortaliças hidropônicas são cultivadas, dentro de estufas sem a presença do solo, as plantas precisam de nutrientes para o seu desenvolvimento , água enriquecida com soluções nutritivas com os elementos necessários nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio etc., dissolvidos na forma de sais, basicamente qualquer água potável para consumo humano serve para o plantio de hortaliças hidropônicas.
2. JUSTIFICATIVA
Porque fazer? Não há desperdício de água e nutrientes a economia de água em relação ao solo é de cerca de 70% não necessita de muito espaço.
Para que fazer ? O retorno é imediato e em curto prazo, retorno do investimento se dá entre 6 e 8 meses os custos iniciais não são elevados.
.
3. OBJETIVO
As plantas não entram em contato com os contaminantes do solo, como bactérias, fungos, lesmas, insetos e vermes, se tornam mais saudáveis para o consumidor, qualidade e aceitação do produto tem aumentado muito por ser colhida com raiz os vegetais hidropônicos duram mais na geladeira e fora dela.
O produtor de cultivos hidropônicos trabalha com uma tecnologia moderna, limpa e com muitas vantagens, higienização e controle, produção se faz durante todo o ano por ser um cultivo protegido por estufas e uma única pessoa pode cuidar de 9,000 plantas, o trabalho é leve e limpo. Com isso a um aumento na renda do produtor , sem precisar de muito espaço e maquinário para desenvolver o empreendimento.
4. METODOLOGIA
Como fazer?
O sistema de trabalho consiste basicamente em etapas.
A primeira é a separação e plantio das sementes que são posicionadas em uma espuma fenólica, basta colocar as sementes nos buraquinhos da espuma e cobrir com substrato especial , regar e esperar a germinação
A segunda etapa é composta pela transferência das mudas para a mesa intermediária (maior)
A terceira etapa, a transferência para a mesa definitiva, que é onde as hortaliças serão colhidas
A duração de cada etapa varia em 15 dias, sendo que o tempo da separação e plantio de mentes até a colheita é de aproximadamente 45 a 50 dias.
Onde fazer? Pode ser realizada em qualquer local, mesmo onde o solo é ruim para a agricultura ,2,880 pés requer um espaço de apenas 350m².
Data das pesquisas 31/05/2012
...