PROINTER
Artigos Científicos: PROINTER. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LEAL28 • 25/3/2015 • 2.641 Palavras (11 Páginas) • 240 Visualizações
Sumário
Resumo
1.Introdução
2.Planejamento e Estratégia
3.O Planejamento estratégico
3.1 Definições preliminares
3.2 Análise extrema
3.3 Análise interna
3.4 Definição de missão e objetivos
3.5 Construção seleção de estratégias
4 Questão Ambiental nas empresas
5 Conclusão
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A
IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Resumo
Esse projeto de pesquisa procurou evidenciar a importância que o processo de
planejamento estratégico possui nos sistemas de gestão ambiental. Seu objetivo foi avaliar a relevância e o valor que o planejamento estratégico possui dentro dos sistemas de gestão ambiental. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica utilizando referencial teórico sobre os temas planejamento estratégico, gestão ambiental e sistemas de gestão ambiental além de dados secundários sobre esses temas. A revisão da literatura mostrou que a o planejamento estratégico é parte integrante de vários modelos de gestão ambiental, inclusive em modelos pioneiros. Concluiu-se que o planejamento tem relevância para os sistemas de gestão ambiental e é necessário para elaboração de
um sistema de gestão ambiental eficaz.
1.1 Introdução
A lei da física determina, que toda ação gera uma reação. Olhando sob essa perspectiva, é praticamente um consenso, dentro da comunidade científica, que os
problemas ambientais vivenciados pela sociedade são reflexos de um modelo econômico centrado no princípio da inesgotabilidade dos recursos naturais. Nesse modelo, o padrão de consumo quantitativo da sociedade é incompatível com a capacidade de produção (ou regeneração) do planeta.
Atualmente vários esforços veem sendo realizados em prol do reconhecimento da
necessidade de se preservar o meio ambiente e estimular a sociedade a buscar novos modos de desenvolvimento autossustentáveis, a fim de assegurar as condições de vida no planeta Terra.
Assim a questão ambiental dentro das organizações, que se sentem pressionadas a encontrar maneiras para minimizar os impactos ambientais causados pelas suas
atividades econômicas. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e da dependência deles para a sobrevivência humana, bem como para o próprio crescimento econômico, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade
Dessa forma descreve-se o objetivo desse artigo como sendo a compreensão da relação e da influência que o planejamento estratégico possui no processo de implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental.
2. Planejamento e estratégia
Inicialmente o planejamento estratégico surgiu da falta de sintonia entre a oferta de
produtos e o mercado que se destinava a absorvê-los. Esse problema, que foi definido como problema estratégico, gerou uma análise racional das oportunidades oferecidas pelo ambiente, dos pontos fortes e fracos das empresas e da escolha de compatibilização entre os dois extremos, considerando o mais eficazmente possível os objetivos da empresa. (ANSOFF,1990). A expressão planejamento estratégico é formada pela junção de duas palavras distintas: Planejamento e Estratégia.
De acordo com Ackoff (1976) o planejamento é um processo de tomada de decisão e avaliação de um conjunto de ações inter-relacionadas, antes que seja necessária qualquer ação, visando aumentar a probabilidade de um resultado favorável em uma situação futura desejada, que não ocorreria, caso não fossem adotadas as medidas necessárias.
Ackoff (1976) defende essa definição por considerar que o planejamento é uma forma especial de tomada de decisão e propõe três justificativas pra isso.
- O planejamento é algo que fazemos antes de agir, um processo de decisão
antecipado. Essa justificativa define que o planejamento é um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo, sem perda de eficiência.
- O planejamento é necessário quando a consecução do estado futuro desejado envolve um conjunto de decisões interdependentes, ou seja, um sistema de decisões. Esse sistema de decisões é complexo demais para ser manipulado de uma só vez e tem como característica o fato de não poder ser subdividido em subconjuntos independentes.
- O planejamento se preocupa tanto em evitar ações incorretas, quanto em reduzir a
frequência dos fracassos ao se perseguirem oportunidades.
Resumindo, planejamento pode ser considerado uma definição de um futuro desejado e de meios eficazes de obtê-lo.
Já a palavra estratégia, na literatura, não possui um significado único,propõe que a estratégia é um conjunto de decisões formuladas com o objetivo de orientar o
posicionamento da empresa no ambientes. Mintzberg (2000) já defende a idéia de que a estratégia tem múltiplos significados, podendo assumir qualquer um deles. Os significados podem ser de:
Estratégia como um plano, definido como uma direção, um guia ou curso de ação para o futuro, um caminho de cá para lá.
Estratégia como um padrão, uma série de ações que fortalecem o comportamento com o passar do tempo.
Estratégia como uma posição, sendo a organização de certos produtos em
determinados mercados.
Estratégia como uma perspectiva, que teria como definição a maneira de uma organização fazer e encarar as coisas.
Estratégia como
...