PROINTER TECNOLOGIA 2 SEMESTRE
Artigo: PROINTER TECNOLOGIA 2 SEMESTRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liquidforce • 16/9/2014 • 2.935 Palavras (12 Páginas) • 491 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
CESAR ALVES PEREIRA RA 7309555597
FABIANA DE SOUZA PEREIRA RA 7310556870
MIRIAN CRISTINA ALVES PEREIRA RA 7309555605
PAULO MIORI RA 6596294259
ROGER DA SILVA BEHLING RA 7154529738
Profª. IVANA CALDEIRA SIQUEIRA
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS
SUPERIORES DE TÉCNOLOGIA ll
( PROINTER ll )
PELOTAS/ RS
RELATÓRIO FINAL
SUMÁRIO Página
INTRODUÇÃO 3
SITUAÇÃO ENCONTRADA 4
VIABILIDADE 9
ASPECTOS TÉCNICOS 9
ANÁLISE SWOT 12
CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
O relatório a seguir, apresenta a situação de uma empresa do ramo da cerâminca instalada na cidade de Pelotas cujo interesse é instalar um programa de gestão ambiental aos seus processos assim agregando valores a sua história e a seus colaboradores.
Para desenvolver o trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de avaliar o mercado e a concorrência, bem como coletar subsídios que sustentassem a viabilidade do negócio.
Sua missão é oferecer soluções na construção de paredes de qualidade e com um acabamento incomparável as demais do mercado, onde os clientes tenham satisfação em utilizar e recomendar seus produtos, além da facilidade de aquisição.
Seus valores são o comprometimento com o trabalho executado, ética, responsabilidade social e ambiental, além da
responsabilidade e agilidade na entrega de seus produtos com a maior qualidade.
SITUAÇÃO ENCONTRADA
A empresa Construir Ltda. teve sua inauguração no dia 01 de Agosto de 2011, localizada na Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, nº 5264, na cidade de Pelotas/RS como uma fábrica de tijolos, voltada para a construção civil, especializada na fabricação de tijolos maciços e frente à vista.
Nosso grupo procurou empresa Construir com o objetivo de fazer uma pesquisa, podendo assim aprofundar o conhecimento pratico na área de gestão.
O motivo da escolha desta cerâmica foi por ser uma empresa nova e já conceituada na sua área de trabalho, servindo de exemplo as demais cerâmicas.
A seguir citaremos alguns processos necessários para a fabricação do nosso produto mais vendido que seria o tijolo, tais processos são:
Preparação da matéria prima
Preparação da massa
Formação das peças
Fundição
Prensagem
Extrusão
Secagem
Queima
Acabamento
Os processos de fabricação empregados pelos diversos segmentos cerâmicos assemelham-se parcial ou totalmente. O setor que mais se diferencia quanto a esse aspecto é o do vidro, embora exista um tipo de refratário (eletrofundido), cuja fabricação se dá através de fusão, ou seja, por processo semelhante ao utilizado para a produção de vidro ou de peças metálicas fundidas. Esses processos de fabricação podem diferir de acordo com o tipo de peça ou material desejado. De um
modo geral eles compreendem as etapas de preparação da matéria-prima e da massa, formação das peças, tratamento térmico e acabamento. No processo de fabricação muitos produtos são submetidos a esmaltação e decoração.
Preparação da Matéria-Prima
Grande parte das matérias-primas utilizadas na indústria cerâmica tradicional é natural, encontrando-se em depósitos espalhados na crosta terrestre. Após a mineração, os materiais devem ser beneficiados, isto é desagregados ou moídos, classificados de acordo com a granulometria e muitas vezes também purificadas. O processo de fabricação, propriamente dito, tem início somente após essas operações. As matérias-primas sintéticas geralmente são fornecidas prontas para uso, necessitando apenas, em alguns casos, de um ajuste de granulometria.
Preparação da Massa
Os materiais cerâmicos geralmente são fabricados a partir da composição de duas ou mais matérias-primas, além de aditivos e água ou outro meio. Mesmo no caso da cerâmica vermelha, para a qual se utiliza apenas argila como matéria-prima, dois ou mais tipos de argilas com características diferentes entram na sua composição. Raramente emprega-se apenas uma única matéria-prima.
Dessa forma, uma das etapas fundamentais do processo de fabricação de produtos cerâmicos é a dosagem das matérias-primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulações de massas, previamente estabelecidas. Os diferentes tipos
de massas são preparados de acordo com a técnica a ser empregada para dar forma às peças. De modo geral, as massas podem ser classificadas em:
- Suspensão, também chamada barbotina, para obtenção de peças em moldes de gesso ou resinas porosas;
- Massas secas ou semi-secas, na forma granulada, para obtenção de peças por prensagem;
- Massas plásticas, para obtenção de peças por extrusão, seguida ou não de torneamento ou prensagem.
Formação das Peças
Existem diversos processos para dar forma às peças cerâmicas, e a
seleção de um deles depende fundamentalmente de fatores
econômicos, da geometria e das características do produto. Os métodos mais utilizados compreendem: colagem, prensagem, extrusão e torneamento.
Colagem ou Fundição
Consiste em verter
...