PROJETO DE BARRAGEM DE TERRA: MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO
Por: Paula Sampaio • 29/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.594 Palavras (11 Páginas) • 2.800 Visualizações
PROJETO DE BARRAGEM DE TERRA:
MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO
[pic 1]
VIÇOSA-MG[pic 2]
Maio 2015
MEMORIAL DESCRITIVO
INTRODUÇÃO:
A construção de barragens é tão antiga quanto a História do homem e há registros da construção de barragens em praticamente todas as culturas. Embora tanto o número como a altura das barragens tenha crescido significamente no século XX, com o objetivo de construir barramentos em rios, com o objetivo, para irrigação, e mesmo para mover rodas d’água, foi uma constante na Historia da Humanidade.
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é, sobretudo para o abastecimento de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um canal. Em áreas rurais utiliza-se a construção da barragem de terra para uma série de finalidades, destacando-se a irrigação, seguida de abastecimento da propriedade, criação de peixes, recreação, embelezamento, bebedouro, elevação de água por bombeamento e outros. A construção de barragens de terra em propriedades agrícolas tem sido estimulada para possibilitar aumento da produtividade agrícola por meio da irrigação e da produção de proteína animal por meio da piscicultura.
As barragens de terra são estruturas simples compactadas que dependem da sua massa e geometria para resistir ao deslizamento e tombamento e são encontradas em todo o mundo. Apresentam como vantagens: utilização de materiais naturais locais, projetos simples, menores investimentos, fundações menos exigentes devido a bases largas e, são mais adequadas para áreas onde existem movimentos do solo do que as estruturas mais rígidas. Porém existem algumas desvantagens como: são mais susceptíveis a danos ou destruição com passagem de água corrente sobre ou batendo contra ela, vertedores de difícil construção e projeção, fragilidade se não compactada adequadamente e uniformemente e, necessitam de manutenção contínua evitando erosões, infiltrações e danos diversos. Apesar da construção de barragens de terra ser uma obra relativamente simples, que se utiliza de materiais de baixo custo, torna-se imprescindível a observação das normas fundamentais de segurança que tal construção exige,evitando, assim, riscos desnecessários para a população e o meio ambiente.
LOCALIZAÇÃO:
A barragem esta situada no município de Paracatu estado de Minas Gerais, implantada na zona rural, na Fazenda Guanabara.
[pic 3]
Figura 1 - Mapa Do Município de Paracatu.
A Cidade de Paracatu tem como o principal rio aquele que originou através do nome do município (Rio Paracatu), pertencendo à Bacia do São Francisco. A região é relativamente seca, com baixa pluviosidade, porém é rica em veredas de buritis, que são as nascentes naturais dos cursos d´água que formam ribeirões e rios.
FICHA TÉCNICA
GEOMETRIA DE UMA BARRAGEM
A região de Paracatu onde a barragem será implantada possui uma baixa declividade, o que favorece que o barramento seja feito de terra homogênea, é uma região de solo mole, que possui baixa resistência, de forma que é necessário ser feita uma sondagem.
A construção da Barragem é composta por escavação, carga, transporte e compactação de aterros da parede da barragem. As jazidas de solo devem situar-se as distancias são superiores a 2 km do local de implantação da barragem, e preferencialmente devem estar localizadas dentro da área de inundação, em regiões de topografia suave
- Tipo de solo predominante:
Argiloso;
[pic 4]
Figura 2 - Mapa de Solos do Município de Paracatu.
[pic 5]
Figura 3 – Mapa Geológico do Município de Paracatu.
- Declividade média:
5% (suavemente ondulada);
- População:
Sua população estimada é de aproximadamente de 91.027 habitantes.
- Área:
Área 8.229,588 km² - Temperatura:
Paracatu tem um clima tropical. Há muito mais pluviosidade no verão que no inverno. Segundo a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. 23.1 °C é atemperatura média. A pluviosidade média anual é 1305 mm.
A temperatura média do mês de Janeiro, o mês mais quente do ano, é de 24.6 °C. 20.2 °C é a temperatura média de Junho. É a temperatura média mais baixa de todo o ano.
Tabela Climática:
Tabela 2– Tabela Climática de Paracatu – MG.
[pic 6]
O mês mais seco tem uma diferença de precipitação 183 mm em relação ao mês mais chuvoso. As temperaturas médias têm uma variação de 4.4 °C durante o ano.
- Topografia:
No contexto morfoestrutural de Minas Gerais, a região noroeste encontra-se na "Faixa de Dobramentos Brasília", orientada na direção norte-sul, na maioria dos casos, cujo relevo é constituído basicamente, de extensos planaltos e amplas depressões. A região de Paracatu-MG situa-se no Planalto Central Brasileiro, no Domínio morfoclimático do Cerrado. O Planalto Central Brasileiro é um grande platô que se estende pelos estados de Goiás, Minas Gerais e porções dos estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É uma das regiões brasileiras atualmente mais visadas para a ocupação humana, especialmente voltada para a atividade agrícola em grande escala.
- Principais atividades econômicas:
Pecuária, empresas industriais, produção de tomate, cana de açúcar e abacaxi.
- Influência antrópica e pressões de impacto:
Na região noroeste de Minas, a cidade de Paracatu é considerada das mais bem equipadas do Interior. A pecuária é a maior força econômica, juntamente com outras atividades, como produção de laticínios diversos, serraria, marcenaria, grãos. No lugar chamado Morro Agudo, há mineração de zinco e chumbo. A cidade possui ainda inúmeros atrativos naturais, com destaque para as cachoeiras ribeirão da Prata, Ascânio e Deus me Livre e as grutas Lagoa Rica e Santa Fé, além de sítios históricos e arqueológicos. Com 8.229,588 km², Paracatu é o município com o maior contingente populacional de sua micro região, representando 40% de toda sua população, com 91.027 habitantes. Deste total, a grande maioria se encontra na área urbana. A economia da micro região de Paracatu é diferente da economia estadual, pois o setor agropecuário possui relevância bem mais significativa se comparada à relevância que este possui no estado em geral. Desta forma, tornam-se mais uma grande pressão para a supressão dos fragmentos de vegetação nativa restantes, como é o caso da área potencial para criação da UC. O maior empreendimento na região do município de Paracatu é a Mina do Morro do Ouro, projeto da Rio Paracatu Mineração uma empresa do Grupo Kinross.
...