MEMORIAL DESCRITIVO PRATICA DE PROJETO II
Por: ges.sica.renata • 26/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 4.152 Palavras (17 Páginas) • 640 Visualizações
AMANDA TAVARES
GÉSSICA RENATA MORAIS SILVA
MEMORIAL DESCRITIVO
Ji-Paraná
2015
AMANDA TAVARES
GÉSSICA RENATA MORAIS SILVA
MEMORIAL DESCRITIVO
Memorial descritivo apresentado ao curso Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Prática de projeto I, sob orientação das professoras Lúcia Vitório e Ariadne Fernandes.
Ji-Paraná
2015
MEMORIAL DESCRITIVO
- DADOS OBRA
- OBRA: MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DA AMAZÔNIA
- O TERRENO PROPOSTO ENCONTRA-SE: Na RO 135, km
- TESTADA DO TERRENO: 150,00 m;
- TAXA DE OCUPAÇÃO DO SOLO: 3,371%
- REA DO TERRENO: 42.000,00 m2
- ÁREA TOTAL CONSTRUÍDA: 1.416,23M
- COEFICIENTE DE APROVEITAMENTO: 0,0337 %
- EQUIPE TÉCNICA: AMANDA TAVARES E GÉSSICA RENATA
- OBJETIVO
O presente memorial descritivo tem por objetivo estabelecer as diretrizes, bem como discriminar os materiais que deverão reger a construção que abrigará o Complexo Museu de História natural da Amazônia. Todos os trabalhos deverão ser executados por uma equipe comprovadamente habilitada utilizando-se de ferramental específico para os serviços a que se destinam. Deverão ser rigorosamente seguidas todas as recomendações dos fabricantes/ fornecedores dos materiais especificados.
- CONSIDERAÇÕES GERAIS:
Toda e qualquer dúvida que ocorrer durante a execução da obra, ou conflitos entre os projetos, ou intenções de alterações, deverá ser verificada junto aos autores dos projetos de Arquitetura e Engenharia.
Todos os materiais que são parte integrante deste memorial deverão ser apresentados previamente (in loco ou catálogo) com especificações par ser aprovado pela fiscalização. Os produtos rejeitados não poderão ser usados na obra.
- NORMAS
Deverão ser seguidas todas as normas aplicáveis da ABNT referentes a obras civis.
- GENERALIDADES
Trata-se de um edifício cultural, com os seguintes ambientes e características:
- Café de 97,68 m²
- Hall/Recepção/Bilheteria de 52,84
- Sanitário masculino de 27,00 m²
- Sanitário feminino de 38,40 m²
- Sanitário PNE de 6,15 m²
- Depósito de Mat. de consumo de 6,70 m²
- Sala multiuso de 24,60 m²
- Exposição de 277,76 m²
- Setor administrativo de 37,20 m²
- Setor Segurança de 27,50 m²
- Auditório de 164,47 m²
- Jardim de inverno de 330,28 m²
- Loja ateliê de 30,74 m²
- Biblioteca de 60,86 m²
- Aquário de 35,40 m²
- Depósito/Pesquisa e Manutenção de 129,93 m²
- INSTALAÇÕES DA OBRA/SERVIÇOS PRELIMNARES
Antes do início dos trabalhos de construção, será providenciada a limpeza do terreno, montagem de gabaritos e eventuais instalações provisórias, como barracões, ligações provisórias de água, esgoto, eletricidade e comunicação, que julgar necessário. A obra será devidamente identificada por placas de franca visibilidade, quanto à responsabilidade técnica, propriedade e execução, de acordo com as exigências específicas. Ela deverá ser confeccionada em chapas planas, metálicas, galvanizadas ou de madeira compensada impermeabilizada, em material resistente às intempéries.
6.1 LIGAÇÃO DE AGUA
Serão executadas no momento da instalação da obra, por conta do empreendedor bem como o consumo de água e energia.
6.2 LIGAÇÃO DE ENERGIA
A ligação de energia elétrica ao canteiro será provisória e deverá atender todas às exigências. O custo do consumo mensal de energia correrá por conta do proprietário da obra até a ligação definitiva e entrega da obra.
6.3 TAPUME
Os tapumes devem ser em chapa compensada 12 mm e estrutura, para proteção e isolamento da obra, em relação à via pública e em relação a outras edificações do interior do lote. Deve conter indicação clara das áreas de acesso ao canteiro de obras e restrições quanto ao mesmo. Deve ser pintado em cor única e estar sinalizado em todas as suas frentes.
6.4 BARRACO DE OBRA (NBR
Será construída no terreno um barraco de madeira em fibrocimento, subdividido em vestiário, almoxarifado, porteiro, sanitário, escritório da obra além do plantão de vendas. O mesmo será localizado de tal forma que não atrapalhe a circulação e o desenvolvimento da obra.
- DOCUMENTOS LEGAIS
- Alvará de Construção (cópia);
- Um jogo dos projetos aprovados na Prefeitura Municipal; -Um jogo completo dos projetos para manuseio na obra;
- Memoriais Descritivos e Especificações;
- Uma via da A.R.T./CREA/CAU dos projetos e execução;
- Matricula do INSS (cópia).
- Os níveis e alinhamentos do terreno devem ser verificados conforme o projeto.
- A locação da obra deve ser conferida preferencialmente com equipamentos de precisão, verificando-se qualquer possível discordância entre as medidas de projeto e as locais.
- Quando não for possível utilizar aparelhos de precisão fazer a conferência, além do esquadro, com as medidas fornecidas em diagonais no projeto arquitetônico.
- Conferir o esquadro da obra e todos os níveis e desníveis.
- SISTEMA CONSTRUTIVO
O sistema construtivo a ser empregado será o tradicional, constituído de estacas, vigas baldrames, alvenaria de tijolos de barro e cobertura em laje impermeabilizada.
8.1 FUNDAÇOES
Serão executadas fundações compatíveis com as cargas, com uso de brocas e vigas baldrame executadas em concreto armado. Tudo feito de acordo com a NBR 6118.
...