PROJETO DE MELHORIA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE SUPERMERCADO
Exames: PROJETO DE MELHORIA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE SUPERMERCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giulianosilva • 2/9/2014 • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 825 Visualizações
PROJETO DE MELHORIA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE SUPERMERCADO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Programa Interdisciplinar – PI Desenvolvedores: jéssica kelen teodoro Jordana Procópio dornelas
resumo
No presente estudo, teve-se como objetivo, através da revisão de literatura e estudo de caso, verificar se uma empresa no ramo de supermercado no qual recebe o nome de JJ Varejo Ltda. está atendendo as necessidades dos clientes de sua região. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo objetivo foi gerar resultados reais, sendo utilizados como informações para elaboração de um plano de melhoria. O qual pode ser utilizado pela empresa para auxiliar a gestão da qualidade dos serviços prestados.
1.INTRODUÇÃO
O crescente nível de competição tem levado as organizações a desenvolverem estratégias que visam torná-las menos vulneráveis às mudanças que vêm ocorrendo nos ambientes externos e internos. O processo de globalização (financeiro, produtivo e comercial), leva a essas empresas encontrarem um processo de reestruturação, com o objetivo de manter a competitividade.
2.OS OBJETIVOS
2.1. Gerais
Apresentar novos métodos e modelos para uma reorganização estrutural e organizacional de uma empresa do ramo de Supermercado.
2.2. Específicos
Apresentar à empresa, ferramentas administrativas: organograma, Brainstorming e layout.
Sugerir um programa de treinamento e aprimoramento dos colaboradores.
Implantar um manual de normas da empresa.
Propor a empresa a adotar programas de benefícios aos colaboradores.
3.FOCO PRINCIPAL DO PROJETO
3.1 - Clientes
A avaliação do cliente acontece a partir do uso do produto ou serviço. Pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço e, em alguns casos, é difícil de medir, devido à sua subjetividade. A percepção que o cliente possui de um produto pode ser bastante individual e a sua medição ocorre mais facilmente através de consultas diretas, geralmente através de questionários ou entrevistas.
Exemplos de indicadores
Alguns exemplos de indicadores demonstram a dificuldade de medição:
Satisfação com o uso do produto (depende de posições subjetivas);
Cortesia no atendimento (tem variado grau de importância);
Confiabilidade no serviço (é um item crítico, mas difícil de avaliar);
Tempo de espera pelo produto (diz respeito à quando utilizá-lo);
Número de reclamações (há diferentes tipos de reclamações);
Número de clientes que optaram pelo concorrente (às vezes, porque a empresa saiu da área).
3.2 A mão-de-obra
Podem-se considerar duas medidas importantes para avaliar a mão-de-obra em uma organização:
Atendimento às necessidades: o que a empresa necessita da mão-de-obra e o que a mão-de-obra necessita da empresa;
A consideração à cultura da organização: determinação dinâmica dos meios que sejam plenamente adequados aos valores, hábitos e atitudes consideradas pela mão-de-obra.
4.ESTUDO DE CASO
A empresa JJ Varejo Ltda. atende clientes de diversas idades, gêneros, e também escolas buscando satisfazê-los de acordo com suas necessidades.
A empresa se encontra em período de elaboração de um projeto de melhoria, a fim de analisar a viabilidade de mudanças necessárias para o crescimento empresarial.
5.PLANO DE MELHORIA
O plano de melhoria é um conjunto de ações que define sobre o quê, quem, quando e como executar cada etapa para se chegar a um objetivo definido.
Todas as idéias devem ser expostas livremente sobre os problemas que são selecionados como os que afetam na qualidade da área analisada. Um ponto importante na abordagem é a seleção do problema para análise.
Uma das dificuldades que ocorre nesse processo de seleção é a distinção entre os problemas de qualidade e os fatores causadores desses problemas. (DE SOUZA, 2001).
5.1-Identificação do Problema
Conforme Brocka (1994, p. 209)
O caminho para a melhoria da qualidade, baseado em diagnósticos rotineiros, passa pelo correto uso das ferramentas disponíveis. Antes de sua aplicação, deve-se dominar a técnica de uso das ferramentas e preparar previamente um sistema de indicadores que permita avaliar a efetividade de seu uso.
5.1.1 – Análise Swot
5.2- Gerar idéias
Durante a sessão de Brainstorming, a criatividade surgiu. Usamos questões para estimular o pensamento, tais como “Qual é o oposto do que nós queremos?”, “O que nossos concorrentes estão fazendo?”, “Que tal olhar para isso sob outra perspectiva?”, “Qual o nível da nossa necessidade de melhoria”, “Quais tem sido nossos desperdícios”, “Como controlar nossa lucratividade?” , “Quais são os setores problemáticos?”, “ Em que setor se encontram nosso maiores problemas e quais são?”.
6-CRIAÇÃO DO PLANO DE MELHORIA
Com o choque de idéias de Brainstorming separamos as questões mais problemáticas da empresa e classificamos entre: ACn: Ações Contrárias AFn: Ações Favoráveis .
1- Necessidade de Mudança no Layout do depósito (armazenamento das mercadorias)
AC1 – Produtos desorganizados e sem padrão para localização;
AF1 - Fazer um levantamento junto com
...