PROJETO ESTRUTURA PONTE TRELIÇADA HOWE
Por: bruninhusaj • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 3.100 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR
Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação – EETI
Bruno Barreto
Bruno Eduardo
Hiago Barreto
PROJETO ESTRUTURA
PONTE TRELIÇADA HOWE
Salvador, BA
2017.2
[pic 2]
Bruno Barreto
Bruno Eduardo
Hiago Barreto
PROJETO ESTRUTURA
PONTE TRELIÇADA HOWE
Projeto de atividade prática da matéria de mecânica dos sólidos, apresentado à coordenação da Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação, da Universidade Salvador – UNIFACS, o projeto compõe a nota AV-2, Disciplina ministrada pela professor Francisco Lemos
Salvador, BA
2017.2
SUMÁRIO
- Introdução.......................................................................................... pág. 03
- Objetivo
- Objetivo Geral.......................................................................... pág. 04
- Objetivos Específicos............................................................... pág. 04
- Materiais e Métodos........................................................................... pág. 05
- Procedimento..................................................................................... pág. 05
- Resultados Esperados....................................................................... pág. 06
- Memorial de Cálculo........................................................................... pág. 07
- Considerações Finais......................................................................... pág. 09
- Anexos............................................................................................... pág. 10
Referências Bibliográficas....................................................................... pág. 12
- INTRODUÇÃO
A obra construída, denominada de ponte, é uma estrutura no qual permite interligar diferentes pontos com intuito de transpor obstáculos possibilitando o trânsito de qualquer natureza – ferrovias, rodovias e pedestres. Por um lado, é o método mais comum para esta ligação; por outro, os cálculos e procedimentos de construção são fundamentais para a segurança da obra e, consequentemente, do usuário.
Existem várias técnicas de construção, e dentre elas o sistema articulado plano – SAP, ou treliça, é uma das tecnologias mais usadas em pontes já construídas, em construção, ou até mesmo em projeto. É importante salientar que, estruturas treliçadas também são utilizadas em outras estruturas como: telhados, guindastes, viadutos, torres de transmissão de energia elétrica, entre outros.
A treliça é estrutura composta de membros conectados pelas suas extremidades através de nós com a finalidade de desenvolver resistência a uma certa força resultante aplicada, ou seja, seu objetivo é distribuir a carga aplicada sobre toda a estrutura (MARTINS, 2011). Ainda segundo Martins (2011), tais estruturas são indicadas para superar grandes vãos ou suportar cargas elevadas, e nesse contexto tornam-se uma solução econômica e prática.
Segundo Lima (2006), a denominação treliça plana está de acordo a todos os elementos do conjunto pertencerem a um único plano. Existem dois métodos para o dimensionamento e utilização desta estrutura, o método dos Nós (ou método de Cremona), e o método das Seções (ou método de Ritter) – usados com maior repetição.
O Projeto proposto pela Universidade Salvador – UNIFACS, visa a construção de uma ponte treliçada constituída por palitos de picolé pelo método dos Nós a partir dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso, relacionando os assuntos abordados com a parte pratica de forma dinâmica e lúdica. Assim, possibilitando ao estudante uma ideia geral de como é confeccionar uma ponte em tamanho real.
Existe várias geometrias possíveis para a construção da ponte, porém a triangular é mais indicada, uma vez que, é possível verificar que a mesma é a única forma geométrica que não se altera sem que seus lados mudem de comprimento. As treliças são composta por triângulos interconectados, quando um esforço aplicado pontualmente sobre um nó de um triangulo o mesmo se distribui pelas barras que formam os lados do triângulo até atingir o ponto equilíbrio.
Sendo assim. Por garantir uma maior confiabilidade e viabilidade do projeto devido a forma como é construída a ponte treliçada e de grande uso no ramo da construção civil.
- OBJETIVO
- Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo a confecção de uma ponte a partir de palitos de picolé, visando a partir desde o aprendizado quanto aos mecanismos da ponte treliçada e seus principais componentes, identificando as principais forças que atuam na estrutura como: carga, reação, equilíbrio, tração e compressão.
- Objetivos Específicos
- Elaborar processo arquitetônico da ponte pelo método de nós;
- Realizar simulações de cargas e cálculos na ponte treliçada pelo softwares FTOOL
- Realizar montagem da estrutura a fim de suportar a carga estimada no projeto.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais necessários para a construção do projeto estrutura são:
• Palitos de picolé, com dimensões aproximadamente de:
- 115 mm de comprimento;
- 2 mm de espessura;
- 8,4 mm de largura.
• Cola branca.
...