Análise de Projetos (ESTRUTURAS)
Por: Theo Nunes • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 622 Palavras (3 Páginas) • 583 Visualizações
ATIVIDADE PÓS PROVA – VALOR 1,0
ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS
1. Conforme o texto sobre o Perfil e responsabilidades do GP, discuta a qual é a relação
das características de um GP frente as suas responsabilidades. (Você pode utilizar
como base outros textos, desde que citados e referenciados)
Resposta:
Um GP deve ser dotado de algumas características que o auxiliam e sustentam o seu perfil profissional bem como suas atividades desempenhadas, como iniciativa, motivação, comunicação, autocontrole, integridade, saber lidar com resolução de conflitos, ter pensamento holístico...
Além dessas características pessoais, é necessário que o GP tenha competências relacionadas a procedimentos e métodos, gerenciamento e competências organizacionais de modo que em soma com suas características pessoais o GP possa buscar o objetivo da estratégia da empresa.
Um fator muito importante para um GP é a flexibilidade que se dispõe, pois num cenário tão mutante faz-se necessário um coordenador que saiba lidar com as mudanças.
Outro ponto que devemos destacar é que a busca pela excelência, melhoria contínua, disseminação do conhecimento e inovação em métodos e processos são atividades que agregam valor ao projeto e dependem da integridade entre as características pessoais e competências organizacionais do GP.
2. O PMI propõe que para o gerenciamento de projetos se utilize o PMBOK, qual
apresenta 9 áreas de conhecimento (que estudamos, a ultima versão apresenta 10
áreas). De acordo com sua visão, discuta a importância de utilizar esta proposta
ressaltando os principais pontos positivos.
Resposta:
As nove áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, comunicação, riscos, RH, custos, qualidade e compras) ordenam as partes do projeto de forma a ajudar o GP a produzir os melhores resultados. Podemos ressaltar diversos pontos positivos, sendo os principais: A formalização do projeto bem como a permanência do conhecimento no projeto, medição da pontualidade mais exata, e o foco no objetivo.
3. Quando falamos sobre estruturas organizacionais, encontramos vários tipos. Explique
e diferencie pelo menos 3 tipos.
Resposta:
-Estrutura Funcional: Caracterizada por ser uma estrutura onde a coordenação do projeto dá-se em uma linha horizontal entre gerentes funcionais que dirigem equipes diferentes, tendo uniformemente como tomadores de decisões os gerentes funcionais. As equipes geralmente desempenham várias tarefas o que é inconveniente para a eficiência nas tarefas do projeto.
-Estrutura por Projetos: Uma estrutura organizacional onde há um gerente de projetos responsável pelo projeto que controla os orçamentos e possui autoridade sobre os gerentes funcionais.
-Estrutura Matricial: Esta estrutura é caracterizada como uma fase de transição entre as
...