PWM PARA CONTROLE DE MOTOR CC
Por: Rodrigo Ramos Pereira • 14/8/2019 • Resenha • 349 Palavras (2 Páginas) • 403 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA
PWM para controle de Motor CC
RODRIGO RAMOS PEREIRA
FREDERICO MARIANO AGUIAR / samuel polato ribas
bacharelado em engenharia elétrica
uta c 2017 fase ii
jandira - sp
2017
- RESUMO
A tecnologia está presente em tudo nas nossas vidas nos dias de hoje. Sem ela não teríamos uma fração de comodidade da que temos hoje em dia, e a eletrônica é a grande responsável por essa tecnologia tão pequena e tão rápida que temos hoje. E uma parte desta tecnologia é o controle de maquinas que temos desde pequenos brinquedos como drones e carrinhos de controle remoto até o controle do fluxo de agua em uma represa de uma usina hidrelétrica. Aqui veremos um pequeno exemplo deste controle com a simulação de um PWM (Pulse Width Modulation ou Modulação por Largura de Pulso), com base no temporizador NE555 para controlar motor CC. Neste circuito através da largura do pulso de uma onda quadrada é possível o controle de potência ou velocidade. O PWM é utilizado para controlar a tensão na saída no caso de motores CC ou controlar a tensão e a frequência no caso de motores CA e também é muito utilizado em fontes chaveadas.
Palavras-chave: potenciômetro, controle, osciloscópio.
2 INTRODUCAO
Para testes, antes de montarmos o circuito físico, utilizaremos o software MultiSim Blue. Montaremos o circuito de um PWM, utilizando capacitores de 100nF, resistores de 33Ω e 1kΩ, 3 diodos 1N4001GP, 1 transistor PNP 2N2222A e o temporizados NE555.
2.1 Desenvolvimento
Apresentaremos três circuitos, aparentemente iguais, porem com valores de da resistência do potenciômetro distintas, para analisarmos o comportamento da onda quadrada no motor CC. Serão apresentados gráficos mostrando a utilização do potenciômetro em uso de variação de cargas, conforme tabela abaixo:
POTENCIOMETRO R3 |
40% |
60% |
90% |
Tabela 1
[pic 1][pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5][pic 6]
CONCLUSÃO
Observamos que, ao aumentar a resistência do potenciômetro, aumentando a porcentagem utilizada, menor é o tempo de pulso do PWM. Sendo assim, a velocidade do motor aumenta à medida que a resistência do potenciômetro diminui.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dispositivos eletrônicos e teoria dos circuitos – 11ª edição
Eletrônica de potência – Muhammad H. Rashid
...