Para A Formação Do Tecnólogo
Seminário: Para A Formação Do Tecnólogo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lnszpd • 5/4/2014 • Seminário • 377 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Contribuições do livro
Para a formação do tecnólogo em soldagem
Para o desenvolvimento organizacional, é preciso buscar além do aprimoramento estritamente técnico, desenvolver a competência pessoal e interpessoal.
Quando adotado tal postura, a organização estará visando o melhor relacionamento entre os membros que a compõem, com o intuito de melhorar a qualidade de vida no trabalho com consequentes reflexos na vida social do individuo.
Para a formação do líder
A representação social do trabalhador que possui ideias, comportamentos, atitudes comuns com outrem pensamentos convergentes a partir das relações estabelecidas pelo mesmo com seu próprio sistema se trabalho. Por sua vez reúne um conjunto de valores que influenciam e determinam seu campo de ação e as comunicações a que venha estabelecer decorrentes das relações interpessoais. O individuo que tem qualidades e atributos e ao mesmo tempo pertence a ambientes facilitadores as relações colaborativas e participativas amplia seu campo de ação. Contrariamente representar-se como membro profissionalmente desqualificado torna seu campo de ação restrito e limitado.
Para a formação do cidadão
O desafio que se apresenta diz respeito à capacidade da atuação no âmbito das organizações o fortalecimento dos indivíduos e grupos no sentido de capacitar profissionalmente e socialmente, facilitando o surgimento do cidadão-pensante, o que representa a busca da responsabilidade e do comprometimento junto ao sistema de trabalho destacando as relações humanas e interpessoais necessárias para o efetivo desenvolvimento profissional e interpessoal.
Considerações finais
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ ¬¬¬¬¬¬¬
Buscou-se destacar a representação social do trabalho e do trabalhador, identificando em que grau as mesmas apoiadas nas atitudes e comportamentos se expressam efetivamente. Ao mesmo tempo buscou-se também caracterizar as atitudes e comportamentos do nível de comando, destacando-se as tendências propostas das ações exercidas.
O comportamento humano nas organizações é um desafio que hoje se apresenta como possibilidades e perspectivas para a implantação de programas de qualidade. É necessário que o homem repense constantemente seus atos e atitudes, como objetivo de contribuir para seu autodesenvolvimento, desenvolvimento interpessoal e das organizações.
Entender o comportamento nas organizações é indispensável, uma vez que o fator humano está vinculado a toda tarefa realizada como progresso do sistema organizacional e por extensão, da sociedade como um todo.
Está reflexão deve predominar, pois a maior parte dos conflitos presentes está relacionada aos aspectos comportamentais e interpessoais.
Referncia
KANAANE Roberto. Comportamento Humano nas Organizações 2 ed. São Paulo: Atlas 1999.
...