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Paradigmas De Programacao

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Por:   •  19/4/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

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Os paradigmas de programação são muitas vezes diferenciados pelas técnicas de programação que proíbem ou permitem. Por exemplo, a programação estruturada não permite o uso de goto. Esse é um dos motivos pelo qual novos paradigmas são considerados mais rígidos que estilos tradicionais.

Cada linguagem de programação aceita um estilo ou grupo de normas para que você escreva o programa e não se perca naquele texto todo. Esse estilo é o que chamamos de Paradigma de Programação. Talvez os 2 mais comuns hoje em dia sejam:

o Programação Procedural

Nesse tipo de programação, o programa é dividido em partes menores, que são então divididas em partes menores ainda, e menores, e menores, até que aquele problema gigantesco seja transformado em trocentos problemas menores. É o famoso “Dividir para conquistar”.

Por exemplo, eu quero um programa que me gerencie as notas dos alunos de uma escola. Para isso, o programa tem que ser capaz de ler esse monte de notas e alunos, realizar as médias, me dar os valores das notas finais, calcular quem passa e quem fica de recuperação. Tem que ser capaz também de recalcular baseado nas recuperações e mais uma pá de outras funções que não vêm ao caso.

o Programação Orientada a Objetos

Esse estilo de programação é muito parecido com a Programação Procedural, mas tem uma diferença principal. Na Programação Orientada a Objetos (Object-Oriented Pogramming, POO ou ainda OOP) a idéia principal é fazer com que o programa e seu funcionamento se pareçam ao máximo com o mundo real, visando entender melhor aquilo tudo que está escrito. Na POO, cada uma das funções ou procedimentos do programa estão dentro do que a gente chama de classe.

Cada classe representa um objeto do mundo real, possuindo suas características e ações. Então, criando aquele programa anterior, teríamos classes para Alunos e classes para Notas, por exemplo.

É um paradigma muito utilizado nos dias de hoje, principalmente quando falamos em criação de jogos ou outros programas de alta complexidade.

Cada linguagem de programação aceita

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