Paradigmas De Programação
Ensaios: Paradigmas De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glecia • 15/10/2013 • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 599 Visualizações
GLECIA MARIA DE SÁ COÊLHO RIBEIRO COSTA
RA 1129590
PORTIFÓLIO CICLO 3
3º CICLO DE APREDIZAGEM A DISTÂNCIA
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO
RIO VERDE (GO)
Objetivos
• Identificar as principais características do paradigma de programação imperativo.
• Conhecer os fundamentos da programação orientada a objetos.
Descrição da atividade
Considerando os conceitos estudados nesta unidade sobre paradigma de programação imperativo, responda as questões a seguir e poste as respostas no seu Portfólio.
1. Em quais situações o paradigma imperativo é aplicado?
R. O uso de métodos para a estruturação de programas em linguagens imperativas possibilita a utilização do conceito de modularização. Esse conceito consiste no uso de métodos (que podem representar módulos) com interfaces bem definidas e que atendem a determinadas funcionalidades de uma aplicação. Tais interfaces podem ser de entrada (passagem de parâmetros, comandos de leitura de dados e outros) ou de saída (retorno de valores, comandos de impressão de dados e outros) e são controladas por especificações que determinamos tipos de dados permitidos ou esperados. Em um programa de controle de estoque, por exemplo, é possível criar módulos para o cadastro de produtos, de fornecedores e de pagamentos.
Ele muito utilizado para gerenciamento e cálculo de notas em escolas onde a nota final é em função de varias provas ou até mesmo recuperação final, geralmente essas operações são dividas em etapas: uma para somar as notas, outras pra dividir e outras para verificar se necessidade de recuperação e etc. Dentre as principais vantagens podemos citar:
Vantagem: a divisão do problema o que na maioria das vezes facilita a resolução e a manutenção do programa, pois realiza uma única instrução de cada vez mantendo os dados intactos.
Desvantagem: possui relação indireta com as entradas o que induz vários estados e erros.
2. Quais tipos de problemas podem ser resolvidos com ele?
R. Veja que ele não é apropriado para soluções de interface via web, por exemplo, nem para acesso a banco de dados, mas tem uma aplicação mais específica, também chamada como programação procedural o qual é centrado no conceito de um estado, que pode ser alterado a partir de comandos especificados em procedimentos ou funções.
3. Quais suas principais características?
R. • Foi um dos primeiros paradigmas criados e é utilizado atualmente.
• Possui variáveis e constantes. Qualquer programa imperativo utiliza variáveis e constantes; apoia-se no conceito de estados de um programa, ou seja, sempre que as variáveis sofrem alterações de escrita, ou seja, tem seu valor alterado, o estado da variável se altera.
• possui fácil modelagem para aplicações do mundo real, com instruções semelhantes às utilizadas no cotidiano e, por isso, facilita sua abstração e a implementação de aplicações do mundo real.
• Outra característica importante do paradigma imperativo é que ele suporta a especificação de métodos e módulos, o que possibilita dividir um programa maior em diversos módulos que são as funções e os procedimentos - modularização.
4. Quais as principais características, utilidades e diferenças entre bibliotecas, constantes
e variáveis? Justifique sua resposta.
Biblioteca
Característica:
Uma biblioteca de programação consiste em uma coleção de subprogramas (no caso do paradigma imperativo, são métodos) e de dados auxiliares que podem ser utilizados no desenvolvimento de um software. Conjunto de funções específicas responsáveis por executar funções definidas.
Utilidade:
As bibliotecas serão utilizadas após a palavra uses.
Constante
Característica:
Imutáveis;
Não podem ser alterada durante uma execução;
Geralmente são apresentadas em caixa alta.
Utilidade:
A definição de constante em Pascal é precedida pela palavra reservada const.
Variáveis
Características:
Cada variável pode armazenar um determinado tipo de dados (inteiro, real, booleano ou outro tipo), o qual é especificado em sua declaração;
Os valores que estão em seu interior podem mudar.
Utilidade:
A definição de variáveis em um programa Pascal é precedida pela palavra var.
A diferença é que biblioteca são funções, blocos de códigos definidos que auxiliam na execução de alguma tarefa determinada, constantes e variáveis são espaços de memória que podem ser usados tanto no programa como um todo como em uma biblioteca.
A diferença é que o elemento armazenado em uma constante
...