Parametrização e Correção de Instalação Elétrica Residencial
Por: brrosil7 • 7/6/2016 • Relatório de pesquisa • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ATPS – Eficiência Energética
Leandro Almeida - RA 8206978109
Elvis Rocha dos Santos RA 1574173194
Ronildo de Oliveira da Silva RA 8484188238
Sumário
Introdução......................................................................................................................3
Etapa1
Passo1 (Parametrização e correção de instalação elétrica residencial)...................4
Passo1 (Usando energia com consciência)..................................................................5
Passo2 (Energia elétrica, de onde vem, como usamos e as precauções)..................8
Etapa2
Passo 1 e 2 (Avanço tecnológico)...............................................................................11
Referencias bibiograficas..........................................................................................13
Introdução.
Energia: Conceitos e Definições
Essa atividade é importante para inteirar-se acerca do universo energético, entendendo quais os tipos e formas de energia existentes, e os impactos financeiros que podem ser evitados quando algo é feito por um profissional.
ETAPA 1
1ºPasso
Parametrização e correção de uma instalação elétrica residencial
Esse primeiro passo é sobre uma residência antiga, cuja sua instalação elétrica foi refeita, a instalação antiga apresentava sobreaquecimento nos disjuntores e desligamento nos mesmo quando o aquecimento ultrapassava certo nível que não foi possível quantificar, pois não temos equipamento para fazer a medição, no entanto é possível a verificação visual, devido os contatos ficarem incandescentes.
Segue abaixo algumas etapas do trabalho
1º Avaliação das condições físicas da instalação
Notou-se que o uso das cores dos fios não seguia nenhuma norma, tão pouco um padrão, as cores foram usadas aleatoriamente, ou seja, como se fossem todos de uma cor só, alguns disjuntores estavam queimados e sem uso, então a fiação deles estavam ligadas no de cima, verificou-se também a falta de aterramento. O autor da instalação foi o mesmo que construiu a casa, o pedreiro.
2º A instalação elétrica da casa foi refeita obedecendo às normas técnicas e ambientais.
Foram analisados pontos de tomada, interruptores, distância entre o chuveiro e a caixa de disjuntores, para calcular metragem, espessura e quantidade de cada tipo de fio que será usado, para não haver desperdício, para não haver fio sobrando ou fio de espessura inadequada para determinada aplicação, exemplo, fio de espessura muito acima do necessário. Também foi feito o balanceamento das fazes em relação à quantidade de tomada, não usamos o consumo dos aparelhos, pois havia pouco eletrodoméstico o que tornava inviável essa tarefa, é claro que consideramos isso por cômodo, por haver aparelhos que consomem mais. Foram comprados novos disjuntores, fios, tomadas, interruptores, caixa de disjuntores, tudo ficou dentro do padrão que as normas brasileiras exigem. Ao fim da instalação tudo que sobrou e não tinha utilidade foi descartado em seus devidos lugares, para não confrontar o meio ambiente. Supomos também que o proprietário comprasse lâmpadas de LED, pois consomem menos, dará uma redução significativa no valor da conta de energia e também foi passada essa nota que segue abaixo:
Usando energia com consciência:
Quanto maior o desperdício de energia, maior o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o país a preservar suas reservas ecológicas e consequentemente, a vida do planeta.
Modos de uso da energia eficientemente:
Hábitos inteligentes: usar os equipamentos de maneira correta conforme indica o seu manual.
Equipamentos eficientes: ao comprar um equipamento, de preferência aos que possuem o selo de eficiência do INMETRO/PROCEL.
Projetos inteligentes: ao reformar ou projetar sua casa utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia. Projete os ambientes o máximo de luz natural, pinte as paredes com cores claras e com melhor isolamento térmico. Utilize ventilação apropriada, circuitos elétricos bem dimensionados e formas de aquecimento de agua mais adequadas a sua necessidade.
Aparelhos elétricos
Cada aparelho elétrico e responsável por uma parte do que você paga na sua conta de luz, veja alguns exemplos de quanto consomem alguns aparelhos mais usados e os pequenos cuidados que você pode ter para combater o desperdício de energia e economizar.
Chuveiro elétrico
É o que mais consome energia elétrica em uma residência. Representa de 25 a 35% do valor da sua conta. Segue abaixo algumas dicas de economia:
Nos dias quentes, coloque o chuveiro na posição verão. Assim o consumo será cerca de 30% menor.
Deixe o chuveiro ligado apenas o tempo necessário. Banhos demorados custam muito caro.[pic 3]
Limpe periodicamente os orifícios de saída de agua do chuveiro.
Nunca reaproveite uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a sua segurança.
Ar condicionado
O ar condicionado representa de 2 a 5% da sua conta de luz, segue abaixo a dica de instalação para o melhor aproveitamento do mesmo com economia de energia:
Instale o aparelho em local com boa circulação de ar.
Quando estiver fazendo uso do mesmo feche janelas e portas, para não haver entrada de ar do ambiente externo.
Limpe sempre os filtros, A sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais.
Mantenha o ar condicionado desligado se você for ficar fora do ambiente por muito tempo.
...