Paraquedas de Leonardo Da vinci
Por: alinemaiado • 10/6/2015 • Dissertação • 1.634 Palavras (7 Páginas) • 2.828 Visualizações
ALINE MAIA DORNELAS DE OLIVEIRA
JANAINA DA SILVA RODRIGUES
JULLY SOARES FERREIRA
RODRIGO GUARDIA
WILLIAM MEDEIROS GOMES
YGOR JOSÉ DA SILVA SANTOS
Projeto Aplicado
Revisitando os Projetos de Leonardo Da Vinci:
PARAQUEDAS
BELO HORIZONTE
2015
ALINE MAIA DORNELAS DE OLIVEIRA
JANAINA DA SILVA RODRIGUES
JULLY SOARES FERREIRA
RODRIGO GUARDIA
WILLIAM MEDEIROS GOMES
YGOR JOSÉ DA SILVA SANTOS
Revisitando os Projetos de Leonardo Da Vinci: PARAQUEDAS.
Projeto de Pesquisa apresentado aos Cursos de Engenharia Ambiental e Civil da Instituição Newton Paiva como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Projeto Aplicado 2, sob orientação da Professora Lúcia Maria Batista.
BELO HORIZONTE
2015
1-Texto introdutório
O Projeto a ser desenvolvido neste documento é o Paraquedas, projetado por Leonardo Da Vinci em 1483. Da Vinci era fascinado pela possibilidade de poder voar, tanto que além do paraquedas ele projetou diversos outros projetos que poderiam ser utilizados para voar.
O Paraquedas de Da Vinci consiste em um quadrado com quatro pirâmides de pano espesso, onde ao centro se prende cordas que seguram o corpo que será carregado pelo aparelho, madeira e tecido de algodão cru.
Com a invenção deste aparelho e de sua evolução surgiu o paraquedismo, que é um esporte que atrai milhares de pessoas pelo mundo. O primeiro salto de Paraquedas foi em 1797 por Andrew Jacques na França. Com o desenvolvimento dos equipamentos, ele passou a ser mais seguro, já que seu material era mais flexível.
Este aparelho tem por objetivo reduzir o impacto de uma pessoa ou objeto lançado de grandes alturas.
Recriando o projeto de Da Vinci, o Protótipo do Paraquedas será feito inicialmente com madeira, cordão, e realizaremos testes com material de plástico, papel, e tecido.
2 - Objetivos Gerais
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais na construção de um dispositivo relacionado a Física (Mecânica).
- Projetar, conduzir experimentos e interpretar resultados obtidos experimentalmente com o dispositivo mencionado acima.
- Reproduzir um protótipo do equipamento escolhido: Paraquedas.
3 - Objetivos específicos
O paraquedas a ser construído deverá:
- Suportar um peso de ate 500 gramas.
- Fazer com que o equipamento plaine.
4 - Justificativa
Durante o curso de graduação, o aluno deve ser estimulado a produzir trabalhos acadêmicos que vão lhe propiciar o desenvolvimento de um conjunto de competências no campo de sua futura atuação profissional por meio de uma aproximação maior entre a realidade prática e a teoria aprendida em sala de aula. Como o conhecimento na vida cotidiana não aparece fragmentado se faz necessário o desenvolvimento de projetos que proporcione a interação mais próxima da realidade com o meio acadêmico. Para tal, foi proposto um desafio, para realização de um projeto, onde serão aplicados os conhecimentos e habilidades que se fazem necessários para sua conclusão e para a formação profissional.
O tema abordado tem o intuído de aprendizado prático na área de reprodução e construção. Envolvidos com este assunto e após varias pesquisas, resolvemos desenvolver a construção do protótipo de um paraquedas em linguagem acessível e precisa. Retratamos a pratica desta realização que ainda é muito utilizado nos dias atuais como na pratica de esportes ou mesmo treinamentos do exercito. O paraquedas por ser um equipamento que foi modernizado ainda tem uso frequente.
5 - Breve Introdução Teórica
O nosso trabalho, desenvolvido no âmbito da disciplina de área de projetos versa sobre o tema “Leonardo Da Vinci obra Paraquedas” como proposta de criar o paraquedas de forma específica.
Em termos gerais nosso trabalho busca conceber essa invenção mantendo o padrão de Leonardo Da Vinci e claro seu funcionamento; como dito nos objetivos específicos.
Muito antes da invenção do avião, Leonardo Da Vinci já pensava em maneiras de cair suavemente de grandes alturas, e concebeu a idéia de um dispositivo que pudesse salvar vidas humanas que necessitassem abandonar antigas torres medievais em casos de incêndio.
O equipamento idealizado e desenhado por Da Vinci é semelhante ao paraquedas atual, mas em formato de pirâmide. E apesar de não ter sido construído na época exerceu grande influencia na concepção dos primeiros equipamentos. Da Vinci especificou que o paraquedas deveria ser construído em formato de pirâmide, com cada lado medindo 7 metros e com telas de linho sustentadas por uma estrutura de madeira.
A ideia de Da Vinci foi aprimorada e ganhou grande utilidade séculos depois, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial.
O modelo original foi testado 500 anos depois de ser criado, em 25 de junho de 2000, pelo britânico Adrian Nicholas. Desafiando as previsões de especialistas de que não iria funcionar, Nicholas construiu o paraquedas idêntico ao projeto de Da Vinci e lançou-se ao ar sobre a África do Sul em uma bem-sucedida aventura.
"Leonardo percebeu que um objeto cônico como o paraquedas, dependendo da sua medida, poderia diminuir a velocidade da queda de um objeto. Isso porque o ar, mesmo intocável, oferece resistência. E se a superfície em questão fosse suficientemente grande, poderia frear a queda de um homem", explica Luca Paolo, historiador e curador da mostra As Máquinas de Leonardo da Vinci.
Citado ainda por Da Vinci em seu comentário sobre a eficiência do equipamento, o ar apresenta uma resistência que possibilita uma boa execução ao equipamento.
Ao saltar de paraquedas, uma força devido a gravidade puxa o corpo para baixo e a força de resistência do ar age no corpo, em direção contraria, para cima.
Tal resistência depende das dimensões, forma, e velocidade do paraquedas e corpo.
Inicialmente a força gravitacional tem intensidade maior que a força de resistência do ar, fazendo com que a velocidade de queda aumente, o que proporciona um aumento na força de resistência do ar.
...