Paredes de concreto moldadas no local para construção de edificações
Por: nadlacfs • 10/11/2020 • Artigo • 2.804 Palavras (12 Páginas) • 259 Visualizações
Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v.... , n…, p. 01-X, 2019/02
ISSN 2178-6925 / doi.org/10.17648/2178-6925
Paredes de concreto moldadas no local para construção de edificações
Cast-in-place concrete walls for building construction
Gustavo José de Oliveira1
Letícia Rocha de Oliveira2
Nádla Cristina Ferreira de Souza3
Recebido: 00/00/2019– Aceito: 00/00/2019
Resumo
.
Palavras-chave:Engenharia Civil; Concreto; Construção Civil; Parede de concreto; Tecnologia; Habitação de Interesse Social.
Abstract
Incluir o resumo em inglês.
Keywords:Civil Engineering;Concrete; Construction; Concrete wall; Technology; Social Interest Housing.
1. INTRODUÇÃO
Como uma medida anticíclica, estratégia de redução ao déficit habitacional e como uma maneira de impulsionar o crescimento econômico do país, o Governo Federal instituído pela Lei n. 11.977, de 07 de Julho de 2009, lançou nesse mesmo ano o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), a partir de insumos formulados pelo Plano Nacional de Habitação (PlanHab). A ideia principal do programa era ofertar moradias através de financiamento (MINISTÉRIO DAS CIDADES/SECRETARIA NACIONAL DE HABITAÇÃO, 2010).
Uma das características principais do PMCMV é a repetibilidade. Essa vertente faz com que as construtoras busquem sistemas construtivos que otimizem a construção das habitações e ao mesmo tempo retornem lucros financeiros.
O sistema conhecido como paredes de concreto moldadas in locopossui como característica principal a capacidade de, após um ciclo construtivo, permitir paredes e lajes de até um pavimento completo, dependendo do projeto e do jogo de formas. Como são concretadas praticamente em uma única etapa, o produto final tem peças de concreto armado monolíticas, ou seja, capazes de distribuir, quando solicitado, os esforços sobre toda a sua área, além de serem contínuas, uma vez que não apresentam juntas aparentes. Além disso, possui elementos embutidos, como portas, eletrodutos, instalações hidrossanitárias, etc.
No Brasil a alvenaria estrutural era sinônimo de industrialização na construção civil, porém o sistema de parede de concreto cresceu e ganhou no espaço no século XXI. Segundo Vieira (2010), a escolha do sistema estrutural a ser utilizado dependia da cultura da empresa e do custo gerado. Atualmente a tipologia da estrutura, qualidade e principalmente a produtividade representam grande importância na escolha do sistema a ser adotado.
Por possuir rapidez e passos sequenciados, as paredes de concreto moldadas in loco, normatizada pela ABNT NBR 16055:2012 “Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações — Requisitos e procedimentos” se tornaram um dos sistemas construtivos mais utilizados nas habitações do PMCMV (CAIXA, 2019).
Existe uma tendência de aumento do déficit habitacional se continuarmos a usar sistemas construtivos tradicionais, com baixo grau de industrialização e rapidez. Com essa perspectiva, o sistema de Paredes de Concreto encaixa-se perfeitamente na demanda gigantesca que esse problema traz (MORQUECHO,2016).
Portanto, diante de tal cenário, as construtoras tem a necessidade de buscar soluções eficazes e tecnológicas para a construção das habitações, ainda mais se tratando das habitações de interesse social, como o PMCMV. Ainda, diante do exposto, percebe-se que as paredes de concreto moldadas in loco se mostram uma ótima opção (CBCA,2015).
Dessa forma, o presente trabalho objetiva o estudo com as principais características, benefícios, processo construtivo e curiosidades desse sistema. Além disso, pretende-se analisar empreendimentos sobre o sistema construtivo em estudo, visando projetos e execução, referente a habitação de interesse social (HIS) do PMCMV.
2. METODOLOGIA
O presente trabalho constitui uma revisão bibliográfica de caráter teórico a respeito das práticas de construção civil voltada para a forma de construção com paredes de concreto moldados in loco em empreendimentos de HIS do PMCMV, a fim de viabilizar esse sistema relativamente novo, destacando seus principais aspectos positivos e negativos quando comparado com sistemas tradicionais.
A abordagem em questão é um estudo da construção desse sistema no Brasil, bem como suas características tanto construtivas quanto informativas já que este sistema possui grande aplicabilidade no PMCMV na construção de unidade de HIS.
A revisão teórica se dará por meio de teses, dissertações, artigos, livros e meios necessários e para construção do tema.
Tem-se como objetivo abranger o assunto de forma clara e objetiva, deixando ideias para que leitores vejam como oportunidades de aprofundar ainda mais sobre as construções utilizando paredes de concreto moldadas in loco.
3. HABITACÃO DE INTERRESSE SOCIAL E O PMCMV
O déficit habitacional é um problema social que atinge uma grande parcela da população, visto que a moradia digna faz parte das necessidades do ser humano. De acordo com o relatório técnico “Análise das Necessidades Habitacionais e suas Tendências para os Próximos Dez Anos” da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o déficit habitacional no Brasil no ano de 2017 era estimado em 7,7 milhões de unidades.
Segundo Valença (2001) durante o governo de FHC que se detectou a necessidade de concessão de subsídio, visto que a questão habitacional se caracterizava em 85% por indivíduos de baixa renda. Apesar de que muito pouco foi realizado no sentido de combater o problema habitacional (SHIMBO, 2010).
Durante o governo Lula em 2003, foi criado o Ministério das Cidades que reunia políticas de desenvolvimento urbano em um único ministério. Além disso, para preencher a lacuna histórica deixada pela extinção do BNH em 1986 e para gerir o setor habitacional a SNH veio desenvolvendo ações para redução e melhoria da deficiência habitacional (CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES, 2009).
...