Patologia construção civil
Por: godinhocp • 13/4/2016 • Monografia • 2.243 Palavras (9 Páginas) • 437 Visualizações
CURSO |
ENGENHARIA CIVIL |
ANO LETIVO | SEMESTRE | PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
2016 | 1o | 5º | Semanal: 2 h/a – Semestral: 40 h/a |
Disciplina: Projeto Integrador V |
Professor:; Esp. Rogério Borges Vieira |
Observações:
- Atividade deverá ser desenvolvida pelo grupo em sala de aula, a presença e participação de todos são indispensáveis.
- As respostas deverão ser digitadas e entregues via portal acadêmico e também uma cópia entregue em mãos pelo grupo na aula subsequente.
- Para Respostas idênticas, a nota será dividida pelo número de cópias.
- Este exercício é parte das atividades de PI V,
Assunto: Patologias de Fachadas – QUESTIONARIO Parte 1
- Valor: 1 Ponto - Peso: 1
Questionário
- Comente as frases: "a conjuntura econômica atual do Brasil está refletindo em um aumento na área construída do país....todo este panorama nos remete a cuidados especiais na execução das obras, além dos normativos já existentes.... cada vez mais estão surgindo diversos tipos de patologias nas construções , muitas vezes devidos a falta destes cuidados. Qual seria as prováveis causas desta preocupação? - Mão de obra desqualificada; - Materiais de baixa qualidade; - Falta de fiscalização/acompanhamento de pessoas qualificadas na execução de obras; - Não elaboração de projetos com os detalhes para se evitar que venha a surgir patologias;
- Qual é no seu ver uma das principais funções da fachada em uma edificação:
- A fachada é de certo modo um meio de comunicação com os clientes, uma má fachada pode gerar uma má primeira impressão no cliente.
- Evitar a degradação dos materiais de construção.
- .Cite alguns fatores que propiciam o aparecimento de aspectos patológicos nas fachadas?
- Descolamento da argamassa;
- Degradação os materiais ali utilizados;
- Cite pelo menos 3 fatores que propiciam do descolamento de pastilhas ou revestimentos de placas cerâmicas?
- Agentes externos como sol, chuva, ventos;
- .Descolamento da argamassa;
- Alta umidade no local;
- Variações térmicas;
- .Quais seriam as precauções possíveis de serem tomadas? Uma verificação árdua na execução do projeto; projeto detalhado; contratar uma mão de obra qualificada;
- .Qual as providências para o reparo nas fachadas com descolamento de revestimento cerâmico?
- .Deve ser feito uma limpeza no local, retirando toda sujeira daquele local para colocação de novo revestimento;
- Quais são os principais fatores que levem ao aparecimento de fissuras nos revestimentos de argamassas?
- .Pode acontecer devido a uma mão de obra desqualificada, ou até mesmo materiais de baixa qualidade, mas isso ocorre com o tempo e é difícil apontar uma causa específica para aquela fissura.
- Quais as providências para se evitar as fissuras dos revestimentos?
- Para que não se tenha tais fissuras, é necessário um projeto bem elaborado e uma fiscalização na hora da execução da obra, materiais de qualidade, enfim, respeitar todas as normas para execução.
- Cite as causas para a degradação do revestimento em pintura.
1- Perda de aderência - estas anomalias surgem geralmente pelo efeito combinado de diferentes anomalias e agentes de degradação; este conjunto de anomalias tem maior incidência em idades avançadas do material; a existência destas anomalias traduz um estado de degradação avançado; no grupo de anomalias de perda de aderência, consideram-se duas situações distintas, (a) o empolamento e (b) o destacamento da pintura; devido à gravidade de cada uma destas anomalias, não se considera empolamentos com graus de severidade inferiores ao nível dois, nem destacamentos com graus de severidade inferiores ao nível três
2- Manchas e alteração de cor - este tipo de anomalia afeta, sobretudo a qualidade visual das fachadas e surge, geralmente, logo nos primeiros anos de vida útil dos revestimentos por pintura.
3- Pulverulência - dada a diferença, em termos de durabilidade do revestimento, entre a pulverulência em pequena e moderada escala, opta-se por adoptar uma escala de degradação não linear , apenas com níveis muito baixos ou inexistentes desta anomalia e níveis moderados ou elevados da manifestação de pulverulência. Por último, em situações de degradação avançada, a pulverulência muito pronunciada pode ser responsável pelo desaparecimento total e localizado da película, deixando o reboco à vista; este processo marca o fim da vida útil do revestimento.
- Caracterize o descolamento de Pintura.
Apresentação: - Perda de aderência da película;
Investigação: - verificar a existência de umidade no substrato; - verificar a existência de contaminantes na interface película e substrato; - verificar as características do substrato e da superfície de aplicação quanto à lisura, porosidade e umidade.
- Patologias Congênitas! O que São? Dê Exemplos São aquelas originárias na fase de projeto em decorrência desrespeito as tecnologias normatizadas pela ABNT, ou de falhas de especificações de material e no detalhamento e especificação inadequada dos revestimentos.
- Quais os fatores podem causar descolamento da pintura, do revestimento cerâmico, ou do revestimento em argamassa?
Preparo inadequado do substrato ou ausência. Causas: - aplicação de tinta em superfície contaminada por sujeira, poeira, óleo, graxa, eflorescência, partículas soltas, desmoldastes, etc. - aplicação sobre substrato muito poroso, que absorve o veículo, restando apenas os pigmentos e as cargas em forma pulverulenta; - aplicação da tinta sobre substrato muito liso. B) aplicação em substrato instável: Causas: - aplicação prematura da tinta formando película impermeável sobre a argamassa não curada, com perda de aderência, pulverulência e umidade na interface do filme com o substrato; - aplicação de tinta sobre substrato com elevado teor de sais solúvel em água, que por evaporação e capilaridade, depositam-se na interfase do filme com o substrato; - aplicação de tinta sobre substrato em vias de expansão ou desagregação, majorado pela alta temperatura e umidade. C) aplicação sobre base úmida. Causas: - aplicação de tinta com baixa resistência a álcalis, como as tintas a óleo ou alquímicas, sobre substrato úmido e alcalino; - aplicação de tinta impermeável sobre substrato úmido.
...