PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR
Por: annezoca • 11/5/2016 • Projeto de pesquisa • 6.037 Palavras (25 Páginas) • 789 Visualizações
[pic 1]
RAYANNE CARDOZO DE SOUZA
RODRIGO AJALA DE ALMEIDA
VANESSA GRACINI MARQUES
PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR
CAMPO GRANDE
2016
RAYANNE CARDOZO DE SOUZA [pic 2]
RODRIGO AJALA DE ALMEIDA
VANESSA GRACINI MARQUES
[pic 3]
PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM CONJUNTO HABITACIONAL POPULAR
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Universidade Anhanguera Uniderp
Orientador: Marcos Vinício Monteiro
CAMPO GRANDE
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
2. OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3. JUSTIFICATIVA 5
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5. METODOLOGIA
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 24
7. REFERÊNCIAS 25
- INTRODUÇÃO
PROBLEMA
Visando contribuir com a melhoria da qualidade das construções de habitações populares, por meio do estudo e apresentação dos problemas encontrados, procuram-se respostas para o seguinte problema: quais são as principais manifestações patológicas e problemas encontrados no Conjunto Residencial Nelson Trad?
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Fazendo uso de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso, o trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a incidência e intensidade das manifestações patológicas encontradas em habitações populares, situadas no Conjunto Residencial Nelson Trad, através de inspeções visuais, identificando possíveis diagnósticos e oferecendo soluções para evitá-las e corrigi-las.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Este trabalho tem como objetivos específicos:
- Realizar um levantamento bibliográfico a respeito das patologias na construção civil.
- Apontar os principais problemas e patologias existentes nas moradias, por meio da análise dos dados levantados durante as visitas.
- Identificar as prováveis origens das manifestações patológicas encontradas e seus efeitos.
- Estabelecer soluções para prevenção e/ou correção dos danos, a fim de evitar que os mesmos se repitam.
- JUSTIFICATIVA
Os órgãos públicos, responsáveis por prover habitação para população de baixa renda, têm como um dos maiores desafios construir edificações com qualidade contando com recursos escassos. Os projetos precisam atender famílias numerosas, dispondo de lotes cada vez menores e, consequentemente, habitações mais reduzidas, além do curto prazo dado para a execução das mesmas.
Já o desafio da construção civil é encontrar uma tecnologia que consiga o equilíbrio entre custo, benefício e tempo, buscando construir moradias duráveis e de baixo valor, levando em consideração a situação econômica do público alvo, que não terá, na maioria das vezes, condições suficientes para arcar com a manutenção e conservação das edificações.
É diante deste cenário que as habitações populares vêm sendo construídas no Brasil, onde nem sempre são tomados todos os cuidados necessários com as técnicas de construção utilizadas, qualidade dos materiais, desempenho, funcionalidade, acabamento, segurança e durabilidade das edificações. Por essa razão, muitas delas têm apresentado diversas manifestações patológicas, adquiridas durante a fase de projeto, execução, utilização ou manutenção.
Conhecer, quantificar e mapear as patologias da construção civil é indispensável para todos que estão, de alguma forma, envolvidos com as edificações e que desejam diminuir sua incidência, já que estas acarretam perda parcial ou integral do desempenho, reduzindo a durabilidade e a vida útil da edificação. Quando se têm conhecimento dos defeitos que uma habitação pode vir a apresentar, quais as suas causas e consequências é menos provável que os mesmos erros voltem a serem cometidos em construções futuras, o que de um modo geral contribui para a melhoria da qualidade das edificações.
O estudo dos problemas patológicos por meio de suas manifestações características permite um conhecimento aprofundado das causas, auxilia os trabalhos de recuperação e manutenção e contribui para o entendimento das etapas dos processos de produção das edificações, possibilitando a adoção de medidas preventivas (IOSHIMOTO, 1998). Quanto mais cedo as correções forem executadas, mais baratas, mais duráveis, mais fáceis de executar e, principalmente, mais efetivas elas serão.
Diante dos problemas que as habitações populares vem apresentando, da frequente reclamação dos moradores a respeito das condições precárias das casas oferecidas pelo governo e da perturbação que estas falhas proporcionam ás famílias atingidas, decidiu-se abordar o assunto como tema central nesta monografia. A falta de registro e divulgação dos dados sobre manifestações patológicas atrasa o desenvolvimento de técnicas de projetar e construir, restringindo, sobretudo, aos profissionais mais jovens a possibilidade de evitarem erros que já foram repetidos no passado por diversas vezes.
...