Pendulo elétrico
Por: scasr • 9/3/2018 • Relatório de pesquisa • 579 Palavras (3 Páginas) • 2.869 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIFAVEST
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – TURMA 3202
Laboratório de Física I- Experiência- Pêndulo fantasma elétrico
André Simeão Ralfes de Mattos
Ricardo Paim
Rafaela
Bruno Correa
LAGES
DEZ-2017
Sumário
Objetivos 1
Arranjo Experimental 1
Procedimento Experimental 1
Resultado 2
Conclusão 2
Referências 2
- Objetivo
Apresentar o modelo básico de um eletroscópio; montar modelo de pendulo elétrico, simples e útil para o experimento de eletrostática.
O que é um pêndulo elétrico?
O pêndulo elétrico é o aparelho mais simples. É constituído de um suporte onde é fixada uma haste e uma esfera condutora leve, suspensa por um fio isolante. Inicialmente a esfera está neutra. Ao chegarmos perto (sem encostar) com um objeto eletrizado, ocorrerá a repulsão ou atração dos corpos, mas se esse objeto estiver neutro, os corpos não se moverão.
Se o corpo eletrizado tiver contato com a esfera do pêndulo ele ficará eletrizado. No entanto, se este corpo eletrizado encostar-se à esfera do pêndulo que está neutra, ele ficará eletrizado com o objeto. Ou seja uma das esferas esta com carga positiva e a outra com carga negativa, quando a ponta do pêndulo neutra encosta no lado positivo ela irá receber carga positiva, então as duas ficam positivas e positivo com positivo se repelem, ao mesmo tempo o outro lado estará negativo. Positivo com negativo se atraem fazendo então que a ponta do pêndulo seja atraída, ficando negativo com negativo se repelem, ao mesmo tempo o outro lado estará positivo. Dessa forma ficara positivo, negativo gerando o movimento continuo do pendulo de um lado para o outro
- Arranjo Experimental
- Raquete matar mosca;
- 2 fios de cobre;
- Papel alumínio;
- Lápis;
- 2 Latas;
- Fio linha de costura;
- Tesoura;
- Chave Phillips;
- Fita adesiva;
- Procedimento Experimental
Montagem pêndulo elétrico;
1º Passo: Desmontar a raquete, entre a junção do cabo a raquete descascar parte dos fios que energizam a raquete. Depois de descascar emendar os fios para que posteriormente sejam ligados a esfera das latas.
2º Passo: Ligar a ponta dos fios no anel que fica encima da lata, as latinhas serão os terminais da raquete havendo condução de energia.
3º Passo: Fazer o pêndulo, bolinha que ira oscilar, cortar uma tira fina de papel alumínio e amarrar fio da linha de costura no meio dela, depois envolver a tira com um pouco mais de alumínio formando uma “bolinha”
...