Pesquisa Sobre as Cores dos elementos Ti - Titânio, V - Vanádio, Cr - Cromo, Mn - Manganês, Co - Cobalto, Ni - Níquel e Cu - Cobre.
Por: Isaac Bastos • 7/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 553 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
Pesquisa sobre as cores dos elementos Ti - Titânio, V - Vanádio, Cr - Cromo, Mn - Manganês, Co - Cobalto, Ni - Níquel e Cu - Cobre.
Os metais de transição são chamados de íons cromóforos, que podem ser definidos como uma substância com muitos elétrons, que tem a capacidade de absorver energia ou luz visível. A cor que vemos refere-se ao comprimento de onda que não é absorvido, ou seja, a cor que vemos é complementar ao comprimento de onda da energia absorvida pelo cromóforo. Portanto, se virmos o verde, significa que o cromóforo absorveu a energia do comprimento de onda associado à luz vermelha.
- Ti – Titânio:
É um metal de transição com cor cinza prateado, resistência à corrosão e inércia química. O titânio está relacionado a compostos em minerais metálicos, rochas e minerais industriais. Os principais minerais de titânio são a ilmenita, o anatásio e o rutilo, sendo este últimos polimorfos de TiO2.
- V – Vanádio:
É um metal de transição. Branco prateado, o vanádio é sólido à temperatura ambiente. O vanádio metálico é brilhante, macio e maleável. Não reage com ácido clorídrico ou ácido sulfúrico. O vanádio e seus compostos são tóxicos. É encontrada em aproximadamente 65 minerais, como carnotita, mica vermelha, vanadita e forsterita, bem como fosfato e minerais de ferro e certos tipos de petróleo bruto. A principal substância que contém vanádio é o pentóxido de vanádio.
- Cr – Cromo:
É um elemento vestigial da crosta terrestre e um metal de transição. É um metal branco-azulado, duro, frágil e resistente à corrosão. Minerais de cromo típicos são cromita (FeCr2O4) e ferro de crocodilo (PbCrO4). Os possíveis minerais hospedeiros deste elemento são: piroxênio, anfibólio, mica, granada e espinélio.
- Mn – Manganês:
É um metal de transição. Tem uma cor cinza claro, semelhante ao ferro, mas é mais duro, mais quebradiço e quimicamente ativo porque é corroído pelo ar úmido. Seus minerais são uma importante fonte de manganês, sendo as mais comuns a pirolusita, a magnesita e a rodocrosita. O manganês é um elemento tóxico. Se inalado em grandes quantidades, pode causar problemas no sistema nervoso e respiratório.
- Co – Cobalto:
É um elemento vestigial da crosta terrestre. É um metal de transição, de cor prata-azulada e magnético. É um elemento muito resistente à corrosão. Minerais de cobalto típicos são cobaltita (CoAsS), hematita (Co3(AsO4)2.8H2O), crocidolita ((CoFe)AsS) e outros. Os possíveis minerais principais deste elemento são: olivina, piroxênio, anfibólio, mica, granada, pirita e suas misturas.
- Ni – Níquel:
É um elemento vestigial da crosta terrestre e um metal de transição. Este metal é branco prateado, duro, brilhante, maleável, maleável, resistente à corrosão, magnético e tem boa condutividade térmica e elétrica Minerais de níquel típicos são niquelite (NiAs), garnierite ((NiMg)3Si2O5(OH)4), pentlandite ((Fe, Ni)9S8) e etc. Os possíveis minerais hospedeiros deste elemento são: olivina, piroxênio, anfibólio, mica, granadas, pirita e calcopirita
- Cu – Cobre:
É um elemento vestigial da crosta terrestre e um metal de transição. É um metal maleável, dúctil e muito resistente à corrosão, sendo o segundo metal com maior condutividade térmica e elétrica depois da prata. A cor do cobre natural é marrom avermelhado, apresentando aspecto esverdeado quando muda devido ao contato com o ar. Minerais de cobre típicos são calcopirita (CuFeS2), malaquita (Cu2CO3(OH)2), tetraedro (Cu12Sb4S13) e etc. Os possíveis minerais hospedeiros deste elemento são: mica (biotita), piroxênio, anfibólio e magnetita.
...