Pirataria Na Intenet
Pesquisas Acadêmicas: Pirataria Na Intenet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: linovieira • 18/9/2014 • 590 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
Pirataria na Internet
O que é pirataria na internet?
Pirataria na internet é o download ou a distribuição não autorizada de conteúdos protegidos por direitos autorais, tais como filmes, músicas, programas de televisão, videoclipes ou programas de computador, com ou sem intuito de lucro. A distribuição e o download ilegal desses conteúdos se dão de diversas formas, inclusive por meio de redes P2P (peer-to-peer) de compartilhamento de arquivos, como e-donkey, bit torrent e gnutella, e por meio de discos virtuais (como rapidshare e megaupload). Nessas redes e sistemas, um único arquivo disponibilizado pode resultar em milhões de downloads ilegais.
A Internet também é amplamente utilizada para a venda de mídias físicas contendo obras musicais e audiovisuais reproduzidas ilicitamente, contexto em que ganham relevância em redes sociais e sites de leilão, constantemente sob monitoramento.
Pirataria na Internet ocorre quando o software é obtido por download via Internet. As mesmas regras se aplicam às compras de software on-line e às compras do CD. AS técnicas comuns de pirataria na Internet são:
Falsificação:
Esse tipo de pirataria é a duplicação, distribuição e/ou venda de material com copyright com a intenção de imitar o produto original. No caso de software embalado, é comum encontrar cópias falsas dos CDs que incorporam os programas de software, acompanhadas da caixa, manuais, contratos de licença, etiquetas, cartões de registro e recursos de segurança relacionados ao produto.
Exemplos:
Sites que disponibilizam o software através de download gratuito ou em troca de outros softwares.
Sites de leilão na Internet que oferecem software falsificado ou fora do canal
Redes ponto-a-ponto que permitem a transferência não autorizada de programas com copyright
Pirataria feita pelo usuário final:
Ela ocorre quando um indivíduo reproduz cópias do software sem autorização. Isso inclui:
• O uso de uma cópia licenciada para instalar um programa em vários computadores
• Cópia de discos para instalação ou distribuição
• Aproveitamento de ofertas de upgrade, sem ter uma cópia legítima da versão a ser atualizada.
• Aquisição de um software acadêmico ou outro software restrito ou não disponível para venda sem a licença apropriada
• Troca de discos no local de trabalho ou fora dele
Uso excessivo do cliente-servidor:
Esse tipo de pirataria ocorre quando um número excessivo de usuários em uma rede utiliza uma cópia central de um programa ao mesmo tempo. Se você possui uma rede local e instala programas no servidor para que sejam utilizados por vários usuários, você precisa certificar-se de que suas licenças lhe permitem fazer isso. Se você tiver mais usuários do que o número permitido pela licença, isso é considerado "uso excessivo".
Instalação
...