TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento

Por:   •  30/10/2016  •  Artigo  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

5.0   Metodologia

O primeiro passo na elaboração planejamento foi a identificação das atividades que foram levadas em consideração e que fizeram parte do cronograma geral do projeto. Essa etapa envolveu grande atenção, pois, se algum serviço não fosse contemplado, o cronograma ficaria inadequado.

Analisou-se o projeto (Anexos A) e elaborou-se o escopo, que é o conjunto de componentes que perfazem o produto e os resultados esperados do projeto. A técnica mais recomendável para identificação das atividades de um projeto e a decomposição do escopo sob a forma de estrutura analítica do projeto (Anexo B), sendo ela a estrutura hierarquizada que a decomposição estabelece.

Após identificarmos todas as atividades do planejamento, o próximo passo foi definir a duração de cada uma delas, que consiste na quantidade de períodos de trabalho necessários para o desempenho integral da atividade. Na definição das durações, primeiro foi estabelecido a equipe de trabalho, e em seguida quantificamos os serviços a serem executados. Com todos esses dados coletado determinamos a duração de cada etapa (Anexo D), com o auxílio da tabela de produtividade. Esse passo é de suma importância porque amarra as produtividades estabelecidas no orçamento com as durações atribuídas no planejamento.

Com a lista de todas as atividades do projeto preparada, determinamos a relação entre elas, definindo a precedência (Anexo B), que implica na sequência das atividades, a ordem em que elas ocorrem e que tipo de dependência existe entre elas. Na definição da precedência foi importante identificar bem as predecessoras e as sucessoras. As predecessoras de cada atividade são aquelas cuja conclusão deve necessariamente ocorrer para que a atividade em questão possa começar já as sucessoras são exatamente o inverso, é aquela que pode ser iniciada imediatamente após a conclusão das predecessoras.

Após criar o quadro com a sequência e a duração de cada atividade (Anexo B), o passo seguinte foi a representação gráfica das atividades e suas dependências lógicas por meio de um diagrama de rede. Denomina-se rede o conjunto de atividades amarradas entre si, que descreve inequivocamente a lógica de execução do projeto. O diagrama é a representação da rede em uma forma gráfica que possibilita o entendimento do projeto como um fluxo de atividades.

Com o diagrama de rede montado, estabelecido todas as atividades e durações atribuídas, definimos o caminho critico, sendo ele a sequência de atividades que concorrem para determinação do prazo total da obra, representado no diagrama (Anexo C) por um traço mais forte ou duplo. As atividades que não pertencem ao caminho criticam possuem alguma margem de tempo que lhes garante determinada flexibilidade.

Para melhor visualização das atividades, com suas datas de início e fim, utilizamos a apresentação gráfica através do cronograma de Gantt (Anexo C), O cronograma de Gantt é um gráfico simples: a esquerda figura as atividades e a direita, a suas respectivas barras desenhadas em uma escala de tempo. O comprimento da barra representa a duração das atividades, cujas datas de início e fim podem ser lidas nas sub divisões da escala de tempo.

A metodologia de planejamento foi elaborada com o auxílio do Software MS Project – 2013, uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos utilizada para planejar, programar e representar graficamente as informações, além de recalcular rapidamente os cronogramas e permitir ver como as mudanças em uma parte do projeto podem afetar os seus planos como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com