Planejamento
Tese: Planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RitaMotta • 5/10/2013 • Tese • 1.046 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
PLANEJAMENTO
“é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta.”
Podemos destacar três tipos principais de planejamento administrativo:
• Planejamento Estratégico (longo prazo) - conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.
• Planejamento Tático (médio prazo) - função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos deve ser alcançados.
• Planejamento Operacional (curto prazo) - coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.
ORGANIZAÇÃO
“é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.”
Referente à estrutura organizacional, pode-se entendê-la recorrendo a duas teorias de organização:
1. Teoria Organicista: as empresas são comparadas ao organismo animal. Trata-se de um estudo pelo processo analógico, por meio do qual se observa a semelhança entre coisas diferentes. Podemos dizer que o conceito de órgão envolve a palavra função, que significa a ação de cada órgão, ou no caso da empresa, os serviços executados em cada departamento ou seção. Por exemplo, no organismo humano a digestão é a função dos órgãos digestivos; nos organismos econômicos (empresa) os recebimentos e pagamentos são funções (ou serviços) da seção de caixa.
2. Teoria Comportamentista: as empresas constituem uma reunião de pessoas que trabalham para a produção de mercadorias e/ou serviços. As relações que se estabelecem entre as pessoas que trabalham numa empresa constituem o que se chama de estrutura organizacional.
A estrutura organizacional determina quais os cargos ou postos que devem ser ocupados pelas pessoas, bem como as funções (ou serviços) a serem desempenhadas por elas.
“Estrutura de Organização Formal”: estabelecimento da linha de autoridade (quem tem autoridade sobre os subordinados) e a linha de responsabilidade (quem tem de prestar obediência a determinada autoridade).
Tipo ou Modelo Organizacional Clássico:
• Disciplina em primeiro lugar;
• Autoridade vai à linha vertical (piramidal);
• Duas vantagens: unidade de comando (executor recebe ordens de um único supervisor) e simplicidade de estruturação (fácil esquema da empresa).
• Desvantagem: o modelo em forma de pirâmide é muito rígido e que, por isso, cria dificuldades nas transmissões de informações (deve-se informatizar a empresa).
• Recomendações: reduzir ou achatar a organização vertical ou piramidal e reduzir os níveis hierárquicos.
Tipo Organizacional para Grandes Empresas:
• Unidades de negócios: consiste em criar áreas ou setores independentes, com vida própria (previsão orçamentária, apuração de custos e resultado operacional positivo - lucro). Não se devem confundir as unidades de negócios em referência comas “células de produção”.
• Horizontais: com o surgimento da técnica administrativa, a partir de 1990, denominada de Reengenharia de Negócios, a qual recomenda a busca do tamanho certo da empresa (rightsizing), bem como a redução dos níveis hierárquicos (downsizing) e ao praticar esses dois atos administrativos, a empresa estará se horizontalizando.
• vantagem: rapidez na tomada de decisão
• desvantagem: desemprego generalizado.
• Redes: costuma ser adotado por empresas que não têm características das grandes, como instalações volumosas e muitos funcionários, mas o movimento econômico-financeiro é bem elevado. Há a interligação entre as empresas, ligando os funcionários espalhados por todos os lugares (Alguns autores preferem chamar esse tipo de organização de virtual; outros denominam de modular). É diferente de rede comercial.
Nos tipos ou modelos em rede, cumpre saber que a colaboração de terceiros é feita por meio de contratos de empreitadas. Isso nos leva a concluir que,com raras exceções, pois a empresa contratante às vezes faz uma parte do projeto, a maioria dos empreendimentos serão terceirizados (outsourcing).
As empresas prestadoras de serviços especializados, ou seja, as executantes do que se convencionou chamar de “pacote de serviços”,
...