Planejamento Estratégico Hasbro
Por: Michel Koureiche • 12/7/2016 • Trabalho acadêmico • 1.885 Palavras (8 Páginas) • 742 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Tecnologia
Escola Politécnica
Curso de Engenharia de Produção
Planejamento Estratégico
[pic 3]
Carlos Eduardo Lima
Leonardo Cármine D. Meliande
Michel Koureiche
Rio de Janeiro, 03 de Junho de 2016
SUMÁRIO
Introdução e Metodologia
Histórico da organização
Estrutura e Portfólio da Empresa
Participação no Mercado
Análise SWOT
Matriz BCG
Rede de Valor
Forças de Porter
Cadeia de Valor e Mapeamento do Cenário de Negócios
Bibliografia
Introdução e Metodologia
Este trabalho tem por objetivo analisar os aspectos estratégicos da fabricante de brinquedos e jogos norte-americana Hasbro, reconhecida pela qualidade de seus serviços e por ser uma das maiores empresas do mundo nesse ramo. Esta análise consiste em identificar sua situação competitiva a partir da descrição de seu modelo de negócio e do mercado em que esta atua.
Serão utilizadas diversas ferramentas de análise estratégica como a análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Matriz BCG e Forças de Porter. A partir da análise dessas ferramentas será traçado um perfil do atual posicionamento estratégico da empresa quanto às mudanças no cenário competitivo que sofreu grandes modificações nas últimas décadas com os advento dos computadores pessoais e jogos eletrônicos.
Como modelo para a execução desse trabalho foram utilizados os materiais e técnicas ensinados durante as aulas da disciplina de Planejamento estratégico e o livro texto da disciplina, A Estratégia e o Cenário dos Negócios. Os dados corporativos aqui apresentados tem como fonte principal o domínio eletrônico da Hasbro com informações para investidores, o que inclui relatórios anuais e trimestrais sobre as decisões e situação financeira da empresa.
Histórico da organização
Em 1923, Henry Hassenfield fundou a Hasbro como Hassenfield Brothers, Sociedade Anônima, em Rhode Island. A empresa começou como vendedora de restos de tecidos e rapidamente ampliou seu negócio para fabricação de material escolar. A empresa se tornou uma fabricante de brinquedos em 1940, revolucionando a indústria em 1952 com o lançamento do Sr. Cabeça de Batata, o primeiro brinquedo anunciado na televisão.
Em 1964 revolucionou novamente com a criação das figuras de ação G.I. JOE, que se tornoram ícones americanos. A empresa se tornou de capital aberto em 1968. Nos anos da década de 1980 surgiram outras de suas principais franquias e com a aquisição da Milton Brandley em 1984, a empresa tornou-se uma das empresas de crescimento mais rápido da América. Em 1991 a Tonka, incluindo a Parker Brothers, foi adquirida pela Hasbro, que passa a licenciar produtos conhecidos tais como o Monopoly, Batman, Nerf, Candy Land, Barney e muitos outros. Depois de se defender de uma oferta de compra da Mattel em 1996, a Hasbro alcançou US$ 3 bilhões em receitas pela primeira vez naquele ano, atrás apenas da Mattel com US$ 3,8 bilhões. Em 1999 foi adquirida a Wizards of the Coast(Dungeons and Dragons, Magic: The Gathering) e foram renovados os direitos com a Lucasfilm.
Em 1990, fundou-se a Hasbro Interactive, empresa que desenvolve jogos de vídeo com base nas suas próprias marcas através de desenvolvimento por terceiros e estratégias de licenciamento. A partir desse momento, a Hasbro almeja entrar no mercado de jogos eletrônicos. Em 2001 a empresa muda de estratégia focando na alavancagem do portifólio de marcas estabelecidas. Em 2006 consegue os direitos para produção de brinquedos da Marvel. Em 2007 lança Transformers no cinema, o primeiro de uma série de filmes de grande arrecadação. A empresa fechou acordos estratégicos com a Sesame Workshops(Vila Sésamo), Discovery Family Channel e Disney entre 2009 e 2014, batendo récordes de arrecadação em 2015.
Estrutura e Portfólio da Empresa
A Hasbro é uma empresa com mais de 5000 funcionários, atuando em mais de 40 países, com receita anual de U$4,45 bilhões, seu CEO é o produtor Brian Goldner. A empresa tem 3 segmentos operacionais: o Norte-Americano, o internacional e o de Entretenimento e Licenciamento. Seu potfólio varia de brinquedos físicos a jogos eletrônicos, programas televisivos e filmes, e seus produtos são comercializados dentro de diversas categorias. Além de produzir para simples jogabilidade e entretenimento, a empresa também tem produtos voltados para o público de colecionadores. O segmento Norte-Americano da empresa é responsável pelo marketing e vendas no Canadá e Estados Unidos da América. O segmento internacional comercializa os produtos para distribuidores e revendedores nos principais países da América Latina, Europa e Leste Asiático, operando em 35 países com os produtos sendo vendidos em mais de 120 países. O segmento de Entretenimento e Licenciamento engloba os processos de licenciamento de produtos da compania, jogos digitais e eletrônicos, televisão e cinema, de forma a promover as marcas da compania, o segmento mantém relações com diversas empresas de jogos digitais, produtores mobile e estúdios. O setor de Operações Globais é responsável pela produção dos brinquedos e jogos físicos, a produção é terceirizada em países do Extremo Leste, como a China, e possui uma base de controle de qualidade em Hong Kong. A companhia possui diversas premiações, como a de uma das companhia mais éticas do mundo e de companhia com papel de liderança na luta contra as variações climáticas.
...