TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de edificaçoes

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
FACULDADE DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE CONTRUÇÃO CIVIL E TRANSPORTES

TRABALHO NUMERO 1
DISCIPLINA: EDIFICAÇÕES II
PROFESSOR: LUCIANE FARIAS RIBAS

ALUNA

PATRÍCIA FERREIRA DE MELLO

RIO, OUTUBRO DE 2014

  1. QUAL A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO PARA A EXECUÇÃO DA OBRA?

O processo de planejamento e controle de obra é de fundamental importância para alcançar as eficiências e efetividade na execução dos empreendimentos de construção. O aumento do controle da obra se faz necessário e obriga as empresas de construção a investirem cada vez mais no planejamento e na programação das atividades.

O planejamento é um processo de previsão de decisões, que envolve o estabelecimento de metas e a definição dos recursos necessários para atingi-las e caberá a ele identificar, analisar, questionar, melhorar, integrar os processos, introduzir a medição como conceito imprescindível para o gerenciamento. O planejamento bem elaborado de um projeto é a atividade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento tanto na etapa da concorrência quanto no início e durante todo o período da obra, pois assegura, com base nas premissas assumidas, uma probabilidade favorável com relação aos resultados esperados.

O planejamento da obra em si é determinante porque é onde se encontra a maior quantidade de recursos, as ações tem maior impacto no desempenho da empresa e onde a incidência de desvios é mais alta pela dispersão e multiplicidade de tarefas e a  variabilidade é inerente ao processo da construção devido as seguintes condições: produto único, ritmo dependente do homem, trabalho realizado muitas vezes em condições ambientais adversas e ausência de uma linha de produção.

  1. EXPLIQUE CADA ETAPA DA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO.

As etapas do planejamento são:

  • Previsão de atividades
  • Relação das dependências entre as atividades
  • Montagem da rede

A previsão de atividades é definida pela identificação de todas as atividades a serem executadas e pelo nível de detalhamento estabelecido no orçamento.

Essa etapa utiliza a técnica auxiliar WBS (Work Breakdown Struture) para desenvolver o planejamento e que visa estruturar o trabalho em elementos menores de forma que estes mesmos elementos facilitem o gerenciamento, por que eles centralizam o foco das atenções administrativas a grupos de atividades, bem como as associam à estrutura organizacional, definindo autoridade e responsabilidade, possuem grande independência e são mesuráveis em termos de progresso, custo e orçamento, integram-se com o todo do projeto e possibilitam uma visão conjunta entre os objetivos do projeto e da organização.

A relação entre as atividades ajudam na execução das atividades e deve se respeitar uma sequencia que pode ser definida pelos seguintes fatores: o processo tecnológico (método, processo, fabricação e montagem) e relação de precedência preestabelecida empiricamente (experiência, costume,...).

A montagem de rede se dá em dois métodos de montagem conhecidos:

  • Método Francês – Método das Tarefas ou das Sujeições

Apresenta maior facilidade na montagem da rede pela simplicidade de suas convenções e pela ausência de regras de formação, que são exigidas pelo método americano, a maioria dos softwares de gerenciamento de projetos que trabalha com a representação de redes utiliza esse método e opcionalmente, pode-se representar o tempo de duração nas setas (tempo de execução da tarefa da qual a seta parte) ou no interior dos blocos (canto superior direito).

  • Método Americano – Rede de Eventos

Atividade – execução efetiva, consumindo tempo e recursos e Eventos – são pontos iniciais e finais (marcos) das atividades. Esse método não consome tempo e nem recursos e geralmente seguem uma certa convenção gráfica, na qual são numerados em ordem crescente, de cima para baixo e da esquerda para direita .

  1. DEFINA CEDO E TARDE DE UM EVENTO.

Cedo de um evento é tempo necessário para que o evento seja atingido, sem atrasos.

Tarde de um evento é tempo limite para a realização do evento para não atrasar o projeto.

Com isso, se tarde = cedo significa que não existe um prazo para elaboração do projeto, se tarde < cedo, existe um prazo que é menor do que o prazo normal para elaboração do projeto, se tarde > cedo, existe um prazo que é maior do que o prazo normal para elaboração do projeto.

  1. DEFINA FOLGA TOTAL, LIVRE, DEPENDENTE E INDEPENDENTE

Folga total é tempo restante do tempo disponível, retirando-se a duração da atividade.

Folga livre é o atraso máximo que uma atividade pode ter sem alterar a data fixada para o cedo do evento final dessa atividade.

Folga dependente é o prazo do qual se dispõe, a partir do tarde doevento inicial de uma atividade para concluí-la até o tarde do evento final.

Folga independente é o prazo do qual se dispõe, a partir do tarde do evento inicial de uma atividade para concluí-la até o cedo do evento final.

  1. EXPLIQUE AS ETAPAS DO CICLO DE UM EMPREENDIMENTO

O ciclo do empreendimento é definido pelas seguintes etapas: cliente, analise dos projetos e das especificações, planejamento de custos, suprimentos, gerenciamento da produção, controle da produção, inspeção final e entrega da obra e volta para o cliente, assim retomando o ciclo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com