TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico

Seminário: Planejamento estratégico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 5

Tópico 1- Descrever as bases analíticas e conceituais dos processos de gerenciamento e tomadas de decisão estudados na disciplina, relacionando-os à organização estudada. Trata-se de um trabalho descritivo e conceitual.

Planejamento estratégico

Nos dias de hoje com a globalização e novas tecnologias, o mundo dos negócios vem se modernizando e ficando cada vez mais competitivo. É necessário que as indústrias e as empresas estejam atentas as mudanças e a concorrência acirrada do mercado.

Para continuarem ativos no mercado e para a sobrevivência da empresa faz-se necessário uma visão para o futuro de pessoas capacitadas trabalhando com eficácia para atingir os objetivos e planejando as metas com estratégias eficientes.

A diferença entre planejar e planejar estrategicamente se dá ao fato de que o planejamento em si é uma forma de planejar a defesa contra algo incerto e planejar estrategicamente é olhar ao redor do mundo onde a empresa está inserida, ou seja, o mercado, clientes, consumidores, fornecedores, variáveis do mercado e variáveis socioeconômicas, onde todos envolvidos devem caminhar na mesma direção, visando o alcance das metas definidas para um futuro sadio da empresa.

O atual trabalho refere-se à importância do planejamento estratégico para as empresas e o que deve ser feito para que esse planejamento seja elaborado e aplicado de maneira correta.

Segundo kOTLER, 1975, “o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macro- políticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macro- estratégia, estratégias funcionais, macro-objetivos, objetivos funcionais”.

Por volta do século XVIII a estratégia ficou definida se relacionado como a guerra comparando-se no sentido militar, como se as estratégias fossem usadas para proteger-se do inimigo, estar em vantagem, conhecer a si mesmo.

Esse conceito foi escrito por Sun Tzu, general do rei de Wu em seu livro A arte da Guerra.Segundo TZU, 1999, “se você se conhece e conhece ao inimigo, não precisa temer o resultado de uma centena de combates”.

Para se ter um planejamento é necessário o conhecimento da cultura da empresa, seus valores, o cenário onde ela está inserida e todo o mercado de negócio em que a empresa atua para que assim, as estratégias possam ser desenvolvidas.

O planejamento estratégico busca trazer resultados para a empresa, analisando as oportunidades de mercado, suas fraquezas, suas forças e as ameaças que envolvem o negócio. Estes adjetivos serão analisados através da análise Swot que falaremos adiante.

Tipos de planejamentos

- Planejamento permanente: devido às mudanças ambientais constantes as empresas devem manter um planejamento revisado constantemente.

- Planejamento participativo: a participação de todos da organização é necessária para facilitar o processo do planejamento.

- Planejamento integrado: os planos das áreas superiores devem ser integrados entre as áreas e subáreas.

- Planejamento coordenado: nenhuma área deve planejar isoladamente, deve haver coordenação para todo o processo de planejamento.

Segundo GOECKLER e SATHLER (2002,p.8), “mesmo antes de a estratégia se tornar disciplina acadêmica, há algumas contribuições para o planejamento estratégico nas teorias da administração”.

Um deles foi Henry Fayol (1916), ele considerava o planejamento como a primeira atividade do administrador e a mais importante. E em 1980, Michael Porter em seu livro Competitive Strategy, contribuiu com o modelo das cinco forças competitivas, que são:

- a entrada de novos competidores.

- a ameaça de substitutos.

- o poder da negociação dos compradores.

- o poder da negociação dos fornecedores.

- a rivalidade entre concorrentes.

Antes de se planejar algo dentro de uma empresa é importante saber o que é uma empresa ou indústria e como o planejamento deve ser feito.

Empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com