Planejamento estratégico: Estratégias de Aquisição e Reestruturação
Por: Leonardo Melo • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.226 Palavras (17 Páginas) • 900 Visualizações
Glauber Ramiro Coura
Leonardo Silva Melo
Luiz Fernando Diniz
Nathalia Soares Gomes
Reinaldo Duval de Aguiar
Planejamento estratégico:
Estratégias de Aquisição e Reestruturação
Administração Estratégica Prof.: Wilson J. V. Costa
Belo Horizonte - MG
Outubro – 2015
Glauber Ramiro Coura
Leonardo Silva Melo
Luiz Fernando Diniz
Nathalia Soares Gomes
Reinaldo Duval de Aguiar
Planejamento estratégico:
Estratégias de Aquisição e Reestruturação
Administração Estratégica Prof.: Wilson J. V. Costa
Seminário Prático baseado no capítulo 7 do Livro Administração Estratégica (HITT, IRELAND & HOSKISSON, 2008) apresentado à Disciplina Planejamento Estratégico do 7º período do Curso de Engenharia de Produção da FEAMIG, para consolidação do conhecimento e obtenção dos créditos.
Belo Horizonte - MG
Outubro – 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE FUSÃO E AQUISIÇÃO
2.1 Fusão
2.1.1 Conceito de Fusão
2.1.2 Fusão por incorporação (ou absorção)
2.1.3 Fusão por constituição de nova sociedade
2.2 Aquisição
2.3 Incorporação
3. TIPOS DE AQUISIÇÃO
3.1 Aquisição horizontal
3.2 Aquisição vertical
3.3 Aquisição relacionada
3.4 Aquisição internacional
4. RAZÕES PARA ADOÇÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO
4.1 Maior poder de mercado
4.2 Superar barreiras de entrada
4.3 Maior diversificação
5. PROBLEMAS PARA EXIBIR ÊXITO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO
5.1 Dificuldade de integração
5.2 Avaliação inadequada da empresa a ser adquirida
5.3 Diversificação excessiva
6. ESTRATÉGIA DE REESTRUTURAÇÃO
6.1 Downsizing
6.2 Downscoping
6.3 Compras alavancadas
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
As aquisições como meio predominante, no qual as firmas utilizam para melhorar sua estratégia de diversificação, sendo essa uma ferramenta da administração do risco, mas com a utilização feita corretamente reduz a vulnerabilidade de uma empresa de competir num único mercado ou indústria. As grandes organizações a fim de tornarem-se mais competitivas e possuírem maior poder de mercado buscam através de aquisições ou fusões atender suas estratégias para tornarem-se mais competitivas.
A estratégia de aquisição pode ser utilizada para aumentar o poder no mercado devido a uma ameaça da concorrência, o poder de mercado geralmente é derivado do tamanho da firma e de seus recursos, para entrar em um novo mercado conveniente de uma oportunidade naquele mercado disponível ou para minimizar o risco devido ao ambiente incerto.
Os tipos de aquisição e fusão que existem serão apresentados e também por que as empresas utilizam essa estratégia, os riscos e os problemas que podem ocorrer nestes processos, os tipos de reestruturação e casos práticos de empresas que utilizaram a aquisição ou a fusão para se reestruturarem ou aumentar sua competitividade, o sucesso da aquisição ou fusão de uma empresa está relacionado com boas pesquisas de mercado interno e externo e na projeção que seus líderes estão fazendo para sua empresa.
2. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE FUSÃO E AQUISIÇÃO
2.1 Fusão
2.1.1 Conceito de Fusão
A fusão é uma estratégia pela qual duas empresas concordam em integrar suas operações de forma relativamente igual. É comum que ocorram empresas do mesmo porte ou ramo, isso para que juntas possam criar uma vantagem competitiva mais forte.
A fusão é a operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
Não aprofundamos mais, devido a outro grupo realizar um seminário mais aprofundado sobre esse assunto.
2.1.2 Fusão por incorporação (ou absorção)
É a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, este tipo de operação não exige que as sociedades sejam do mesmo tipo, na incorporação a empresa que foi incorporada se extingue, mas a incorporadora continuará com a utilização de sua personalidade jurídica. Deveres e obrigações a serem compridos nesse tipo de operação pela empresa que incorpora outra empresa se encontram, no (artigo 227 da lei6404/1976).
[pic 1]
Estudo de caso
A fusão das empresas Sadia e Perdigão foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), criando o gigante do setor de alimentos Brasil Foods (BRF), uma das maiores empresas do ramo no mundo, informou o organismo. Desde que a operação foi anunciada em maio de 2009, o Cade comunicou que com a fusão, permitirão a participação do grupo no mercado internacional.
2.1.3 Fusão por constituição de nova sociedade
Os ativos e passivos de ambas as empresas são transferidos para uma terceira e ambas as empresas originais são extintas.
...