Planejamento estratégico. Planejamento Tático
Seminário: Planejamento estratégico. Planejamento Tático. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bertotto73 • 3/9/2013 • Seminário • 2.201 Palavras (9 Páginas) • 495 Visualizações
NHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE CAMPINAS UNIDADE
ATPS: Processos Gerenciais
TGRH - 2º Ano
Campinas
2011
Capitulo 7 Planejamento estratégico
O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos.Contudo este planejamento deve ser aplicado a longo prazo,quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos.Já em um local turbulento o longo prazo é de no maximo doze meses estando assim atualizações constantes .O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto.Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.
Capitulo 8 Planejamento Tático
O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocaveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases, que consistem basicamente na identificação dos perigos reais e potenciais, na identificação dos fatores de risco, elaboração do diagnóstico, análise e após a classificação de risco, plano de ação, controle e avaliação.
Características Principais:
Processo permanente e contínuo;
Aproxima o estratégico do operacional;
Aproxima os aspectos incertos da realidade;
É executado pelos níveis intermediários da organização;
Pode ser considerada uma forma de alocação de recursos;
Tem alcance mais limitado do que o planejamento estratégico, ou seja, é de médio prazo;
Produz planos mais bem direcionados às atividades organizacionais.
Conceito:
Representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinhá-lo à estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos (CHIAVENATO, 1994).
O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.
O Planejamento tático por se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa. Como tal, ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão.
O planejamento é sempre voltado para o futuro, e esta intimamente ligada com previsão
O planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de decisão, pois funciona como meio de orientar o processo decisório.
O planejamento seleciona entre as várias alternativas disponíveis um determinado curso de ação.
O planejamento é iterativo, ele deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções.
O planejamento é uma técnica de alocação de recursos de forma antecipadamente estudada e decidida.
O planejamento é uma técnica cíclica.
Capitulo 9 O Planejamento Operacional
O Planejamento Operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” focalizando sempre a otimização e a maximização de resultados, também possibilita aos administradores visualizar e determinar ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. O planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.O planejamento operacional e composto de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções da empresa, eles podem ser classificados em quatro tipos: procedimentos; orçamentos; programas ou programações e regulamentos.Procedimentos é um sistema de passos ou técnicas seqüenciais que descreve como uma determinada tarefa ou atividade deve ser feita, em geral são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxograma.Orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo que costumam ser de um ano correspondendo ao exercício fiscal da empresa, sendo assim sua dimensão local e sua temporalidade limitada.Programas ou programações consistem basicamente em planos que correlacionam duas variáveis: tempo e atividades a ser executadas. A programação seja simples ou complexa é uma importante ferramenta de planejamento no nível operacional das empresas. O programa mais simples é o cronograma, um gráfico de dupla entrada no qual as linhas
...