Planejamento estratégico, tático e operacional
Tese: Planejamento estratégico, tático e operacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcia2512 • 24/10/2013 • Tese • 1.681 Palavras (7 Páginas) • 473 Visualizações
Centro Universitário Cândido Rondon
CST em Gestão Financeira
Fundamentos de
ADMIN ISTRAÇÃO – PARTE I
Profa. Adriana Carnevale
1º. Semestre/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
Planeja-se quando há um objetivo a alcançar, delineando-se as formas de alcança-lo. Quando não se pensa no que será feito, há ausência de planejamento. Nesse caso, as atividades são do tipo “apagar incêndio”.
O planejamento possui uma metodologia formal e é geralmente escrito. O planejamento formal pode ser feito em diversos setores ou departamentos de uma empresa, tais como recursos humanos, finanças, produção, marketing etc. Cada um desses departamentos faz um plano específico; em seguida, tais planos são reunidos, para ajustes, visando atingir os objetivos da organização. O PLANEJAMENTO ESTRATÈGICO refere-se a este tipo de planejamento, que envolve a organização como um todo.
O planejamento estratégico centra-se em objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos organizacionais e de estratégias que permitem à empresa alcançar tais objetivos.
O termo estratégia é derivado do grego “strategos”, que significa “a arte do general”. Basicamente, estratégia é : “O plano para obter os melhores retornos dos recursos, a seleção do tipo de negócio para se envolver e o esquema para obter uma posição favorável no mundo dos negócios. É uma proposta para lidar com o mundo mutável dos negócios”.
A estratégia é um meio para se atingir os fins, os objetivos da empresa. No mundo dos negócios, os meios correspondem a uma integração de atividades que envolvem o somatório dos objetivos departamentalizados. O termo planejamento estratégico significa planejar a estratégia, os meios para atingir os fins, os objetivos de uma empresa, considerando-se determinado ambiente.
Convém observar que o planejamento estratégico é um processo. O mundo dos negócios muda a todo instante, e algumas dessas mudanças podem ser detectadas e sinalizadas antecipadamente. Não é incomum o administrador ter de mudar os próprios objetivos devido a essas mudanças. Por isso, necessita-se de informações constantes.
As informações são a matéria-prima do trabalho de planejamento para qualquer organização. Nos ambientes em que as empresas atuam, os concorrentes alteram-se rapidamente e os ciclos de vida dos produtos estão mais curtos, aumentando a diversificação e a oferta. Há necessidade de se monitorar e acompanhar essas atividades para se manter uma posição competitiva. Além de diversificadas, as informações devem ser obtidas de forma veloz, pois o que é realidade em um dia, pode não ser no dia seguinte. As informações estão muito “perecíveis”. Por isso, o sistema de informações da empresa moderna deve ser eficiente e eficaz.
O planejamento estratégico forma a base para outros tipos de planejamento na empresa, como o planejamento tático e o operacional.
O PLANEJAMENTO TÁTICO é a criação de objetivos e estratégias destinados a alcançar metas de divisões e departamentos específicos ao longo de um intervalo de tempo . Normalmente é de responsabilidade da média gerência. A criação de plano de marketing é um tipo de planejamento tático. O mesmo acontece com a área de recursos humanos e o de finanças e assim por diante. Por sua vez , cada um destes departamentos é subdividido . O departamento de marketing, por exemplo, é subdividido em funções de vendas, pesquisa de mercado, propaganda etc. Essas áreas operacionais realizam planejamento específicos que representam atividades detalhadas dos níveis táticos da empresa.
O PLANEJAMENTO OPERACIONAL é a criação de objetivos e estratégias para unidades operacionais individuais ao longo de um curto intervalo de tempo. São responsáveis por ele supervisores e às vezes gerentes de nível médio.
Portanto, o planejamento tem três dimensões:
1. Estratégica – envolve toda a empresa.
2. Tática – corresponde a cada função da empresa
3. Operacional – corresponde ao plano detalhado de cada divisão
DESENVOLVIMENTO DA MISSÃO VISÃO E VALORES
A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito e é sua razão de ser.
Antes de iniciarmos o planejamento e estabelecer os objetivos, é necessário refletirmos sobre o negócio da empresa. Onde ela pretende chegar e como deseja estar daqui a alguns anos.
Geralmente, uma missão é definida em termos daquilo a que a empresa se propõe para seu desenvolvimento, de seu ramo de atividade e do mercado em que atua.
Toda a missão deve ser definida com orientação para o mercado e não para o produto, pois é aí que a empresa encontrará sua “matéria-prima”´para o crescimento. Assim, uma indústria de recipientes de plásticos e cestos de lixo tem como missão: “proporcionar soluções simples para problemas domésticos” e não simplesmente fabricar recipientes de plásticos e cestos de lixo. Baseando a missão com foco no mercado, permite que a empresa se adapte e comercialize novos produtos ao longo do tempo, conforme a necessidade dos clientes.
Normalmente, para a formulação da missão é preciso responder a essas perguntas: Em que negócio realmente estamos? Por que a empresa existe? Qual é o nosso propósito? Onde queremos chegar?
A missão define o que a empresa quer fazer para a sociedade e de que forma vai fazer. Como exemplo, uma empresa de seguros tem como missão : “contribuir para o desenvolvimento do setor de seguros, através de melhoria de coberturas, para atender aos desejos e necessidades dos clientes, permitindo-nos melhorar a qualidade de vida e proporcionando retorno razoável para nossos sócios.”
Geralmente o desenvolvimento de uma missão fica a cargo dos altos executivos ou de uma empresa de consultoria. Porém, as empresas precisam adotar a administração participativa e de trabalho em equipe, é melhor que a alta administração envolva vários empregados de diversos níveis hierárquicos no processo de planejamento. Dessa forma, os empregados se sentirão mais comprometidos
...