Planimetria
Trabalho Universitário: Planimetria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lila_rocha • 6/6/2014 • 918 Palavras (4 Páginas) • 1.111 Visualizações
Planimetria
Considerando que topometria é a parte da Topografia responsável pela avaliação de grandezas para representação do ambiente, a planimetria é a parte da topometria que estuda os procedimentos, métodos e instrumentos de medida de ângulos e distâncias, levando em conta um plano horizontal.
Alguns trabalhos de Topografia preocupam-se apenas com definição de limites, cálculo de áreas, cadastro de benefeitorias, etc em que esses elementos devem apenas se projetados em um plano horizontal, sem se importar com a diferença de nivél entre pontos. Como o assunto está associado à interpretação e medida de grandezas lineares e angulares.
Para estudo da planimetria, o conteúdo é inicialmente dividido em dois temas, com base nas duas grandezas básicas a serem avaiadas em campo, ou seja, as distâncias (Gramometria) e os ângulos (Goniolagia). Os equipamentos topográficos que possibilitam obter as grandezas citadas, bem como os acessórios, também são discutidos neste capítulo. Na seção Orientação para trabalhos topograficos, abordam –se intruções de como referenciar os trabalhos topográficos e geodésicos, consieradoos diversos tipo de norte.
Tais temas se fudem em métodos de levantamento planimétrico . Também calculam-se coordenadas com uso da ABNT (1994) (Planilha de coordenadas ) e cálculo de áreas de poligonos topográficos (seção Planilha de coordenadas).
Alguns exemplos citam processos automatizados para os Cálcu topograficos, por meio de planilha eletrônicos ou de software específico.
PLANIMETRIA
Planimetria é a representação em um plano de algum espaço, tais como: grupos de edifícios, máquinas ou objetos.
Os pontos medidos são projetados sobre uma superfície horizontal de referência; levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo quando for o caso, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça a frente, bem como sua orientação e sua posição relativa (amarração) a pontos materializados e estáveis do terreno.
Tudo o que é normalmente representado numa carta em escala topográfica, como a obra do homem e os acidentes naturais, como a cobertura vegetal e a hidrografia exceto o relevo.
EQUIPAMENTO UTILIZADOS
Trenas e Diastímetros
← Usados em medições diretas de distâncias;
← Graduada em múltiplos e submúltiplos de metro;
← Maior precisão nas de aço ou invar (aço+níquel).
Piquetes
← Estacas de madeira roliça ou quadrada;
← Usada para materializar um ponto topográfico;
← Localização exata do ponto determinada por um prego fixado nele.
Estacas testemunhas
← Estacas de madeira de comprimento de 15 a 40cm;
← Cravadas entre 30 a 50cm do piquete, facilitando a localização do piquete.
Balizas e Nível de Cantoneira
← Hastes circulares de aço ou de madeira;
← Comprimento entre 2 e 4m (Podendo ser desmontável caso seja de aço);
← Pintadas em faixas de cores contrastantes de 50cm permitindo visualização a longa distância.
Teodolito
← Usado para medir ângulos horizontais e verticais (No caso da planimetria apenas horizontais)
← Faz a leitura dos pontos identificados pelos piquetes nas balizas.
← Os mais modernos possuem armazenamento de dados.
← Levantamento Planimétrico
Estuda e estabelece os procedimentos e métodos de medida de distância e ângulos, no plano horizontal.
← São determinados pontos de apoio ao levantamento (pontos planimétricos) e a partir destes, são levantados os demais pontos que permitem representar a área levantada.
← Ângulos Horizontais
← Ângulo Interno
...