Plínio
Tese: Plínio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: plinio.cefet • 14/5/2014 • Tese • 773 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES.
Curso: Artes Visuais – Multimídia - 2011
Disciplina: História da Arte
Professora: Christina Zorzeto
Neoclássico
Conteúdo histórico
Foi um estilo dominante na arte ocidental no fim do século XVII até aproximadamente 1830. O Movimento resgatava o espírito das grandes civilizações da Grécia e da Roma antiga, seguindo um modelo de equilíbrio proporção e clareza em suas artes.
O Impulso inicial não veio dos artistas, mas dos filósofos Iluministas.
Iluminista: movimento iluminista foi um movimento cultural de elite intelectual, procurou mobilizar o poder da razão.
Denis Diderot um pensador filósofo que preocupava-se com a natureza do homem, seus problemas morais e o sentido do destino.
Queria uma arte racional, moral e intelectualizada, onde a cultura no mundo clássico atenderia perfeitamente as exigências, como modelo de equilíbrio proporção e clareza.
Os filósofos criticavam a visão rococó em suas artes, se detinham em fantasias eróticas envolvendo deusas nuas. Ao contrário disso no Neoclássico as pinturas tinham seus personagens heróicos da história da Grécia e da República Romana.
Registrados em pinturas e escultura.
Pintores
Jacques-Louis David foi um pintor francês dos mais importantes no movimento neoclássico.
Um de seus trabalhos – Juramento dos Horácios – 1784 Primeira obra-prima do neoclassicismo.
Mostra três irmãos fazendo a saudação romana, onde juram que lutaram pela Republica Romana, porém traz sofrimento a suas famílias.
David dispõe de uma composição que enfatiza formas geométricas das poses dos guerreiros e a pintura Romana
Uma composição apolínea onde mostra a questão de ordem, três irmãos, três mulheres no chão e três colunas no fundo da pintura.
A morte de Sócrates 1787 – outra pintura de Jacques.
A cena mostra Sócrates na prisão sendo visitado pelos discípulos pouco antes de tomar o veneno.
O Filosofo Sócrates foi um dos maiores nomes do mundo antigo, sua visão de mundo foi extremamente influente, mas suas opiniões controversas o colocavam em conflitos com as autoridades.
Sócrates acreditava que a melhor maneira das pessoas viverem era se concentrando no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material, convidavam os outros a se concentrarem na amizade num sentido de comunidade, acreditava que era melhor maneira de se crescer como uma população.
Dizia que Virtude era mais importante de todas as coisas. Ele acreditava que os erros eram conseqüência da ignorância humana, nunca proclamou ser sábio, dizia “Só sei que não sei nada”.
Na obra abaixo, em 399.a.C, ele foi julgado e condenado por corromper as mentes dos jovens atenienses. Poderia ter evitado esse destino se desmentisse suas crenças e se exilasse, mas se recusou e optou por morrer.
A morte de Sócrates 1787 – ia beber chá de Canium uma erva venenosa.
Composição Dionísia representava morte, desordem e sofrimento.
Detalhe da obra
1. Imagem do corredor no fundo.
A pessoa encostada na parede é Apolodoro, Sócrates mandou Apolodoro embora porque ele estava transtornado demais diante da morte eminente do mestre.
2. Homem segurando um vaso ou uma taça
Todos os homens eram amigos de Sócrates, exceto por este jovem.
Foi enviado pra testemunhar e execução. Mas está tão incomodado que não suporta ver os preparativos, sua angústia ressalta o heroísmo de Sócrates.
3. Braço Levantado de
...