Pneumático
Seminário: Pneumático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiaping • 25/11/2013 • Seminário • 955 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
ATPS – Etapa 04
ETAPA 4.
PASSO 1 E 2.
O termo pneumática é derivado do grego Pneumos ou Pneuma(respiração, sopro) e é definido como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho.Hoje, o ar comprimido tornou-se indispensável, e nos mais diferentes ramos industriais instalam-se equipamentos pneumáticos.
VANTAGENS
- Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.
- Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.
- Facilidade de implantação. Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.
- Resistência a ambientes hostis. Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade.
- Simplicidade de manipulação. Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializados para sua manipulação.
- Segurança. Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.
- Redução do número de acidentes. A fadiga é um dos principais fatores que favorecem acidentes; a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberação de operações repetitivas).
- O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
PNEUMÀTICA
O ar comprimido é, provavelmente, uma das mais antigas formas de transmissão de energia
que o homem conhece, empregada e aproveitada para ampliar sua capacidade física. Oreconhecimento da existência física do ar, bem como a sua utilização consciente para o trabalho, sãocomprovados há milhares de anos. O primeiro homem que, com certeza, sabemos se interessou pelapneumática, isto é, o emprego do ar comprimido como meio auxiliar de trabalho, foi o grego ktesibios.Há mais de 2000 anos ele construiu uma catapulta a ar comprimido. Um dos primeiros livros sobre oemprego do ar comprimido como transmissão de energia, data do 10
século D.C e descreveequipamentos que foram acionados com ar aquecido. Dos antigos gregos provem à expressãoPNEUMA que significa fôlego, vento e, filosoficamente, alma. Derivando da palavra PNEUMA,surgiu, entre outros, o conceito de PNEUMÁTICA: a MATÉRIA dos movimentos dos gases efenômenos dos gases. Embora, a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos dahumanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo de seu comportamento e de suascaracterísticas se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano 1950 é queela foi realmente introduzida na produção indústria. Antes, porém, já existiam alguns campos deaplicação e aproveitamento da pneumática, como, por exemplo, a indústria mineira, a construção civile a indústria ferroviária (freios a ar comprimido). A introdução, de forma mais generalizada, dapneumática na indústria, começou com a necessidade, cada vez maior, de automatização eracionalização dos processos de trabalho. Apesar de sua rejeição inicial, quase sempre provenienteda falta de conhecimento e instrução, ela foi aceita e o número de campos de aplicação tornou-secada vez maior.
PASSO 03_04
Conclusão
O
...