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Poluição Digital

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Por:   •  12/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.340 Palavras (26 Páginas)  •  228 Visualizações

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Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014 | ISSN 1519-7670 - Ano 18 - nº 813

E-Notícias

INFORMAÇÃO POLUÍDA

A superinteratividade contemporânea

Por Valério Cruz Brittos e Ana Maria Rosa em 11/05/2010 na edição 589

E-mails para a produção, telefonemas para o locutor, votação para a melhor música, para a melhor banda, para o melhor álbum, para o melhor cantor. Escolha do participante que sai do show de televisão, animador que apresenta maior diversão em 15 segundos, a menina mais bonita, sugestão de temas, vídeos pela internet, opinião via celular. Pautas do leitor, espaço para comentário de notícias, promoções, blog de fotos on-line para compartilhamento de experiências de turismo. Isso tudo e muito mais.

São tantos os espaços para a dita participação popular nos meios de comunicação que o ouvinte, telespectador ou leitor nem sabe mais como dar conta de tanta interatividade. É esse montante de ferramentas e recursos buscados pelos programadores que está enterrando o que poderia ser um instrumento de inclusão na comunicação social.

Esse processo em nada se diferencia de outro já muito conhecido pelos estudiosos da comunicação: a proliferação demasiada de determinados espaços acaba por apagá-los por si mesmos. Pode-se considerar tal fenômeno, claramente, em relação aos outdoors. Já não há espaços de visibilidade claros dentro da maioria dos ambientes urbanos, mas sim, uma diversidade de cores, formas e mensagens que passam despercebidas e simplesmente acabam por gerar a tão conhecida poluição visual.

Novos rumos democratizadores

Vivencia-se um momento de poluição interativa, pode-se dizer. Em busca de entrar em um novo modelo de comunicação, propagado, grosso modo, como o formato que mais traz audiência atualmente, os comunicadores em geral, e principalmente as empresas de comunicação como um todo, promovem o uso da mídia como canal interativo.

Pergunta-se, no entanto, que interatividade é essa? Quem está realmente interessado em saber qual a banda mais votada da semana? Ou os sufrágios midiáticos, intrinsecamente representam alguma modificação na comercialização dos produtos culturais, servindo como pesquisa implícita sobre gostos momentâneos do público?

É preciso deixar claro que não é essa a interatividade pretendida por quem a entende como fomentadora de cidadania, no sentido de permitir a construção de uma mídia pluralista. A intensidade de reação do público em relação ao que é ofertado diretamente pelas empresas de mídia não contribui em nada para a criação de espaços plurais – ao fazer uma ligação ou enviar um e-mail para qualquer tipo de escolha, o sujeito tem postos diante de si apenas caminhos já prontos, sem possibilidades de mudar o que lhe foi ofertado, sem chances de criar novos rumos, democratizadores, para a comunicação de massa.

Do discurso à ação

Enquanto a população se acostuma a ouvir um programa de rádio interativo e a interagir com TV e jornal, seja via internet ou telefone, os canais de retorno mais comuns atualmente, entende-se que está se perdendo o verdadeiro potencial do interativo, que haveria em uma programação aberta à construção conjunta.

Pensar caminhos para que o interativo não seja mera reação é uma tarefa árdua, porém importante e de interesse público. É certo que a personalização de conteúdos será cada vez maior, tendo em vista as tendências individualistas dos tempos modernos, e isso certamente será feito pelas vias comerciais. No entanto, trabalhar conteúdos de forma que representem a expressão plural de comunidades, utilizando-os para agrupar e não individualizar os sujeitos, é um princípio que deve morar no ideal dos estudiosos brasileiros, para que a democratização da comunicação não seja apenas discurso e possa também ser ação.

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Respectivamente, professor titular no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos; e jornalista, mestranda em Ciências da Comunicação na mesma instituição

LEITURAS DO ECONOMIST

O marketing da célula Frankestein

Por Flávio de Carvalho Serpa em 24/08/2010 na edição nº 604

O anúncio da produção da primeira célula biológica sintética por uma empresa de biotecnologia americana foi um espetáculo histórico pela mistura de feitos tecnológicos, científicos e midiáticos, tudo embrulhado pelo pano colorido da imaginação popular. O assunto apareceu em horário nobre nas TVs e nas manchetes de primeira página dos grandes jornais, o que não é comum em se tratando de proezas científicas.

Mas nesse caso, o comunicado do cientista Craig Venter, um pioneiro da iniciativa privada no sequenciamento do genoma humano, teve todos os ingredientes certos para hipnotizar a mídia: foram passos para criar desde um Frankenstein moderno que dispensaria o uso de cadáveres na sua construção, até promessas de projetar bactérias para comer a poluição.

O semanário inglês The Economist, que deu capa sobre o assunto em maio, observa que o evento não teve ajudante corcunda, nem o castelo sinistro envolto em tempestades do mito de Frankenstein, mas que o resultado foi a espetacular criação de algum tipo de vida do Prometeu moderno: o milagre da vida surrupiado dos deuses e legado aos mortais comuns.

Uma espécie autoreplicante

Rigorosamente, não foi um marco de ciência pura, mas sim, uma combinação rica de eventos significativos.

O fato pouco notado foi o de que a biologia molecular ganhou agora um novo empurrão da tecnologia, a prima mais espetaculosa da ciência pura. Agora pode se dizer que a biologia molecular conquistou uma ferramenta nova, mais poderosa que o microscópio. Para quem entende o mínimo de computação, foi o equivalente a trazer para o reino da biologia os recursos dos programas CAD/CAM, acrônimo para Design Ajudado por Computador e a Manufatura Ajudada por Computador. É um tipo de tecnologia consolidada que, em linhas gerais, ajuda arquitetos na construção de prédios sem precisar de maquetes físicas, ou ajuda as indústrias no projeto preciso de peças para manufaturar.

É um ótimo sinal de que a atividade científica está incorporando áreas antes estanques e que um progresso eminentemente técnico pode turbinar o avanço científico

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