Ponte Pênsil Histórico
Por: Anne Fernandes • 8/6/2017 • Trabalho acadêmico • 712 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANNE CAROLINNE DOS REIS MOURA FERNANDES
PONTE PÊNSIL
LIMEIRA
2017
Ponte Pênsil
Histórico
As pontes surgiram de forma natural por meio da queda de árvores sobre os rios e esse processo foi sendo imitado e aperfeiçoado pelo homem afim de interligar ao mesmo nível pontos inacessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. A ponte pênsil foi formada no início do século XIX e desde então pontes como essas começaram a ser construídas em todas as partes do mundo.
[pic 1]
Disponível em:
Essa forma de construção veio para interligar grandes distâncias e não interferir no tráfego de barcos pois as Pontes Pênseis permitem vãos maiores. São exemplos desse tipo de construção a ponte de Menai que veio no intuito de ligar o continente galês e a ilha de Anglesey e a Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no Japão, é a mais longa ponte em suspensão projetada no mundo.
As Pontes Pênseis possibilitam grandes vãos. Nelas o tabuleiro contínuo é sustentado por vários cabos metálicos atirantados ligados a dois cabos maiores que se prendem as torres de sustentação. A transferência das principais cargas às torres e as ancoragens é feita através dos esforços de tração. Os cabos comprimem as torres de sustentação, que transferem os esforços de compressão para as fundações.
[pic 2]
Disponível em: http://www.japan-guide.com/e/e3559.html
Descrição Construtiva
Vigas treliçadas: elementos longitudinais contraventados transversalmente que servem como apoio e distribuem as cargas originárias de veículos. Servem como elementos complementares do aparelho lateral, garantindo a estabilidade aerodinâmica da estrutura;
Cabos principais: um grupo de fios paralelos que suportam as vigas treliçadas, transferindo as suas cargas para as torres principais, servindo também como elementos estabilizadores da estrutura;
Torres principais: elementos intermediários entre a superestrutura e a fundação. Suportam os cabos e transferem os seus carregamentos para a fundação.
Pendurais: elementos intermediários entre a viga treliçada e o cabo. Fazem a passagem entre a carga que é absorvida pelas vigas e a carga que é absorvida pelo cabo;
Ancoragens: blocos de concreto, que ancoram os cabos principais. Servindo por isso com apoios finais da ponte
Podem ser feita de materiais simples, como madeira e cabo de aço comum. As pontes de suspensão podem ser construídas muito acima acima das vias navegáveis. Isto é essencial para qualquer área que precisa ser capaz de permitir passar navios para passar.
A maneira que as pontes de suspensão são construídas, e os materiais que são usados, permitem que possam ser capazes de cobrir uma grande distância com materiais mínimos. Extensões principais mais longas são alcançáveis do que com qualquer outro tipo de ponte.
Quanto ao tabuleiro a ponte pênsil, quando sujeita a grandes cargas de vento, apresentam movimentos desfavoráveis exindo que o tabuleiro seja projetado com grande rigidez à torção para minimizar este efeito.
Vantagens
A área coberta por uma ponte suspensa é muito longa em proporção com a quantidade de materiais necessários para construir pontes.
...