Portfólio - Bases para o Conhecimento de Custos
Por: Victor Andrade • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.096 Palavras (5 Páginas) • 455 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PCP
VICTOR HENRIQUE ANDRADE - 245542015
PORTFÓLIO
Bases para o Conhecimento de Custos
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
VICTOR HENRIQUE ANDRADE
PORTFÓLIO
Bases para o Conhecimento de Custos
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão de Custos dos Materiais.
Prof. Walter Antonio
Guarulhos
2017
[pic 2]
Respostas
Usado para consulta e respostas do questinário abaixo foi consultado o CAP. 1 do livro: MEGLIORINI, Evandir. Custos. São Paulo Pearson Education do Brasil, 2012. Cap. 1
.............................................................................................................
- O que é Gasto?
São os compromissos financeiros assumidos por uma empresa para a aquisição de recursos para consumo fabril, mercadorias para revenda, recursos para realizar serviços, recursos para consumo da administração e recursos para consumo da área comercial.
- O que é Custo?
Correspondem à parcela dos gastos consumida no ambiente fabril para fabricação dos produtos na empresa industrial, correspondem na aquisição de mercadorias para revenda na empresa comercial e correspondem na realização de serviços nas empresas prestadoras de serviço.
- O que é Despesa?
Corresponde à parcela dos gastos consumida para administrar a empresa e realizar vendas, ou seja, para gerar receita. São representadas pelas despesas administrativas e despesas de venda.
- O que é investimento?
Corresponde à parcela dos gastos registradas em contas do ativo da empresa. Podem se referir à aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos (contas representativas de estoque), à aquisição de maquinário ou veículos (contas do ativo imobilizado) ou à aquisição de ações de outras empresas.
- Quando uma empresa gasta com marketing, ela incorre em custos?
O gasto com marketing não é categorizado como Custo porque o Marketing não está diretamente com o processo produtivo, nesse caso ela incorre em despesas que são todos os gastos relativos à administração da empresa, como área comercial, desenvolvimento do produto e financeiro.
- Quando um empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique?
Essa situação da empresa comprar matéria-prima incorre como investimento porque a empresa visa transformar a matéria-prima comprada em produto final, ou seja elá está investindo em um material para a sua produção. O investimento é todo gasto ocorrido na aquisição de bens que serão estocados na empresa até o momento de sua utilização ou consumo, assim toda matéria-prima adquirida tem em função dar retorno como produto acabado.
- Quando a empresa compra um equipamento para divisão da fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento?
Esse equipamento sendo um ativo imobilizado essa aquisição se caracteriza como investimento pois não será utilizado nas àreas admnistrativas e também não irá influenciar no processo produtivo. Descartanto tanto o Custo quanto Despesa.
- A depreciação é um custo ou uma despesa?
Ela pode ser categorizada tanto como custo quanto despesa dependendo do departamento em que o equipamento for utilizado.
- O que é objeto de custeio?
O objeto de custeio é um núcleo central do gusto gerencial e pode ser uma operação, uma atividade ou um conjunto de atividades ou operações que consomem recursos assim valorizando os objetos custeados.
- O que são métodos de custeio?
São formas de determinar o modo de como serão atribuidos os custos aos produtos onde há várias formas de se fazer que vai depender dos objetivos da empresa.
- Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação.
Tradicionais: são métodos em que focam os custos diretos da área fabril assim predominando o custo dos produtos dos materiais e mão-de-obra direta, entre os métodos de custeio tradicionais o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável onde o comportamento dos custos e sua variação oscilando de acordo com a quantidade fabricada.
Contemporâneos: São novas ideias de gestão de custos que tem sido elaborados para aplicações específicas sendo o custeio ABC o que mais se destaca pois consegue identificar as atividades que agregam e que não agregam valor ao produto.
- Ao implantar a contabilidade de custos, quais objetivos a empresa pretende atingir?
A empresa pretende atingir a precisão na contagem dos lucros que deseja atingir, obter controle das operações e informações relevantes que influenciam na tomada de decisões.
- Como se classificam os custos quanto aos produtos fabricados?
Eles são classificados em dois tipos; Custos diretos e Custos indiretos.
- Como se classificam os custos quanto ao volume de produção?
Eles são classificados em dois tipos; Custos fixos e Custos Variáveis.
...