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Portfólio Individual 6 Semestre

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Por:   •  24/10/2014  •  6.659 Palavras (27 Páginas)  •  374 Visualizações

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SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 RECURSOS UTILIZADOS EM DISPOSITIVES MÓVEIS 5

3.1 PERSISTÊNCIA EM APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM J2ME 5

3.1.1 J2ME e perfil MIDP 5

3.1.2 RMS 6

3.1.3 Classe RecordStore 7

3.2 THREAD 7

3.3 SINCRONIA DE PROCESSOS 8

3.3.1 Exclusão Mútua Com Espera Ativa 9

3.3.2 Desativando as Interrupções 9

3.3.3 Variáveis de Bloqueio 10

3.3.4 Alternância Estrita 10

3.3.5 Solução de Peterson 10

3.3.6 Deadlock 11

3.3.7 Starvation 11

3.4 USABILIDADE DE INTERFACES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS 11

3.4.1 Recomendações Críticas Para o Projeto de Interfaces Mobile 11

3.4.1.1 Reduzir clicks 12

3.4.1.2 Reduzir funcionalidades 12

3.4.1.3 Reduzir conteúdo 12

3.4.1.4 Dar escolhas ao usuário 12

3.4.2 Outras Práticas Importantes Que Herdamos da Usabilidade Convencional ....................................................................................................................................13

3.4.2.1 Integridade estética 13

3.4.2.2 Consistência 13

3.4.2.3 Metáforas 13

3.4.2.4 Contexto do usuário 13

3.4.2.5 Modelo mental 13

3.4.2.6 Navegação 13

3.4.2.7 Interação e feedback 14

3.4.2.8 Aparência e design 14

3.4.2.9 Visualização de informações 14

3.5 JAVA DB E DISPOSITIVOS MÓVEIS 14

4 GESTÃO E SEGURANÇA NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO 17

4.1 ENGENHARIA SOCIAL 17

4.1.1 Evitando a Engenharia Social 19

4.2 VULNERABILIDADE 20

4.2.1 Análise de Vulnerabilidades 20

4.2.2 Aorigem das Vulnerabilidades 20

4.2.3 Principais Objetivos da Análise de Vulnerabilidades 21

4.3 AMEAÇAS, ATAQUES E VULNERABILIDADES 21

4.3.1 Alguns Exemplos de Ameaças e Vulnerabilidades 22

4.4 MEDIDAS DE SEGURANÇA E POLÍTICA DE SEGURANÇA 25

4.4.1 As causas da Insegurança 26

4.5 AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 26

4.5.1 O Auditor de Sistemas 28

5 CONCLUSÃO 30

REFERÊNCIAS 31

1 INTRODUÇÃO

Dentro deste contexto serão apresentados vários recursos utilizados em dispositivos móveis, como a persistência dos dados, threads e sincronia de processos.

Nos sistemas móveis mostraremos à usabilidade de interfaces para dispositivos móveis, e podendo trazer benefícios para o usuário, como a facilidade de uso, melhorando a forma que as pessoas interagem com estes dispositivos.

Gestão e segurança no sistema de informação, onde serão descritos alguns critérios como engenharia social, vulnerabilidades, ameaças e ataques, bem como medidas de segurança e auditoria.

2 OBJETIVO

E o aprofundamento dos conteúdos estudados durante o semestre, bem como o aperfeiçoamento nas técnicas e conceitos vistos no decorrer das matérias, obtendo insumos para confecção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

3 RECURSOS UTILIZADOS EM DISPOSITIVES MÓVEIS

3.1 PERSISTÊNCIA EM APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COM J2ME

A capacidade de persistir dados ou armazenar informações é sem dúvida um dos recursos mais importantes em qualquer linguagem de programação. No que diz respeito à persistência em ambientes computacionais, o complicador é quando esse mesmo ambiente tem recursos de armazenamento restrito e, ainda, uma arquitetura de hardware e software bem diferente da encontrada em desktops ou grandes servidores, como é o caso dos dispositivos móveis. Os telefones celulares conseguiram alcançar uma popularidade quase tão grande quanto à observada na utilização de computadores pessoais a partir da década de 80. Mas, assim como todos os dispositivos móveis, eles também trazem consigo algumas dificuldades, como, problemas relacionados à ergonomia do teclado, uma interface visual simples, porém limitada e a dependência de baterias que requerem recarga constante.

3.1.1 J2ME e perfil MIDP

O Java 2 Micro Edition (J2ME) foi desenvolvido para contemplar toda a diversidade computacional existente nos dispositivos móveis. A tecnologia J2ME conseguiu abstrair conceitos e técnicas para homogeneizar o desenvolvimento em dispositivos móveis de forma completamente transparente. O perfil de informação de dispositivos móveis, conhecido como MIDP (Mobile InformationDevice Profile) surgiu como solução para diferenciar alguns dispositivos que apesar de possuírem características semelhantes, ainda assim são tecnologicamente diferentes. O perfil MIDP contempla os aparelhos celulares e é o responsável pela definição das APIs necessárias para a persistência de dados.

3.1.2 RMS

O conjunto de classes responsáveis por armazenar e recuperar dados é conhecido como Record Management System (RMS) ou sistema de gerenciamento de registros. O RMS permite manter os dados persistentes entre várias chamadas de um MIDlet (aplicação baseada no MIDP). Segundo a especificação MIDP, deve haver, disponível no dispositivo, pelo menos 8kbytes de memória não-volátil (ROM) para que os aplicativos persistam dados. Exemplos de memória não-volátil seriam ROM, flash e etc. Em teoria, todo o espaço livre na

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