TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio química tecnográfica

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O estudo do processo produtivo se faz necessário à medida que, nós, enquanto estudantes de engenharia de produção estamos progredindo com o decorrer do curso e temos por obrigação, entendermos diversos procedimentos adotados nesta área. Conhecer o máximo de produtos e absorver cada vez mais informações nos dará uma infinidade de opções quando estivermos no mercado de trabalho. Portanto, este trabalho será uma forma de sairmos das nossas zonas de conforto e entendermos mais sobre um processo utilizado em outra empresa, além disso, teremos a oportunidade de pesquisarmos a respeito de um composto químico que esteja envolvido neste processo.

Neste trabalho, temos como objetivo, testarmos as nossas habilidades e os nossos conhecimentos relacionados a processos produtivos e composições químicas, que por sua vez, estão ligados aos mais diversos tipos de produtos, empresas e segmentos. O processo produtivo de tintas da empresa Lukscolor será abordado neste portfólio e após entendermos todas as etapas praticadas nesta empresa, iremos detalhar os aspectos de: toxidade, reatividade e características físico-químicas da Resina, que é a parte não volátil da tinta, e serve para aglomerar as partículas de pigmentos. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado.

Processo produtivo

- Tinta

(Imagem de latas de tinta)

(Fonte: google imagens)

Tinta é uma composição líquida, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante líquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato. A Tinta é formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, é uma preparação, que, ao ser aplicada sobre uma superfície ou substrato, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Para a produção de tintas, é necessário utilizar, basicamente quatro tipos de matérias-primas, sendo elas: resinas, pigmentos, solventes e aditivos.

O processo produtivo propriamente dito, baseia-se em 8 etapas, sendo elas:

1- Alimentação; é o inicio do processo, onde as matérias-primas básicas são inseridas.

2- Pré-mistura; nesta etapa a principal ação é a dispersão do pigmento, que tem como objetivo incorporar as partículas em pó em um veículo líquido, gerando uma mistura com certas propriedades como homogeneidade e estabilidade.

3- Pesagem das matérias primas; corantes, resinas, óleos e pigmentos. Este processo é necessário devido a composição química da tinta exigir o máximo de precisão possível para que o produto final tenha as especificações corretas. Este procedimento é realizado no tanque de pesagem que fica em uma balança de plataforma.

4- Misturador; é nesta etapa que as matérias-primas se misturam para formarem de acordo com as necessidades de cada tinta. Ou seja, para cada tipo de tinta existe uma quantidade específica que será misturada.

5- Moagem; após produto ser pré-disperso, ele é submetido à dispersão em moinhos adequados. Existe alguns tipos de moinhos dotados de diferentes meios de moagem, sendo eles: moinho de bolas, moinho de areia, moinho vertical, moinho horizontal e moinho de esfera de vidro. Neste processo produtivo os mais utilizados são os verticais e horizontais. Esta operação é contínua, o que significa, que há transferência do produto de um tanque de pré-mistura para o tanque de completagem. Durante esta operação ocorre o “desagregamento” dos pigmentos e cargas e ao mesmo tempo há a formação de uma dispersão maximizada e estabilizada desses sólidos. A dispersão maximizada e estabilizada permite a otimização do poder de cobertura e da tonalidade da tinta durante um período de tempo correspondente a validade da mesma.

6- Completagem; em um tanque provido com agitação são misturados de acordo com a fórmula, o produto de dispersão e os restantes componentes da tinta. Nesta fase são feitos os acertos finais para que a tinta apresente parâmetros e propriedades desejados e assim poderá ser realizado o acerto da cor e da viscosidade, a correção do teor de sólidos, entre outros.

7- Filtração; esta etapa ocorre após a completagem e aprovação. Nele a tinta é filtrada imediatamente para ser envasada.

8- Envase; neste processo a tinta já está pronta e deve ser envasada em embalagens pré-determinadas. Além disso, deve garantir a quantidade de tinta em cada embalagem.

Após estes processos, a tinta está devidamente aprovada e deverá ser encaminhada para a estocagem. Esta etapa também necessita ser planejada e seguida de acordo com as normas equivalentes, porque a tinta é uma composição química e deve permanecer conservada até a hora que chegar ao consumidor.

Composto

O composto escolhido foi a Resina que consiste na parte não volátil da tinta e serve para aglomerar as partículas de pigmentos. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado. Assim, obtemos as tintas acrílicas, alquídicas, epoxídicas, entre outras. Todas são denominadas a partir do nome da resina básica que as compõem. No passado as resinas eram à base de compostos naturais, vegetais ou animais. Hoje em dia são obtidas através de processos industriais das áreas químicas ou petroquímicas por meio de reações complexas, originando polímeros que conferem às tintas propriedades de resistência e durabilidade muito superiores às antigas. A formação do filme de tinta está relacionada com o mecanismo de reações químicas do sistema polimérico, embora outros componentes, como solventes, pigmentos e aditivos tenham influência no sentido de retardar, acelerar e até inibir essas reações.

No caso da Lukscolor é utilizada a RESINA ACRÍLICA PREMIUM PLUS. A sua ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) está de acordo com a norma ABNT-NBR14725:2009. Esta norma estabelece critérios para o sistema de classificação de perigos de produtos químicos, sejam eles substâncias ou misturas, de modo a fornecer ao usuário informações relativas à segurança, à saúde humana e ao meio ambiente. Esta parte da ABNT NBR 14725 se aplica a todos os produtos químicos (substâncias químicas puras e suas misturas).

Ficha de Informação de Segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com