Portifólio - Individual - Modelagem
Artigo: Portifólio - Individual - Modelagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabrielHarper • 15/5/2014 • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NATALICIO GABRIEL SIQUEIRA SANTOS
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ORIENTADO A OBJETOS USANDO BANCO DE DADOS RELACIONAL
Caruaru - PE
2014
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ORIENTADO A OBJETOS USANDO BANCO DE DADOS RELACIONAL
Trabalho apresentado as disciplinas de
Modelagem orientada a objetos, Redes de computadores,
Desenvolvimento orientado a objetos, Tópicos
Em desenvolvimento de sistemas e Seminários IV
da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Prof.(s). : Merris Mozer,
Polyanna P. Gomes Fabris,
Paulo Kiyoshi Nishitami e
Márcio Roberto Chiaveli
Caruaru-PE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 OBJETIVO ...............................................................................................................4
3 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
REFERÊNCIAS..........................................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
A através desta produção textual viemos consolidar no entendimento de cada material estudado neste semestre, onde termos além da pesquisa do banco de dados, conhecimento do Mapeamento Objeto Relacional, definições e utilidade s e utilização desta ferramenta que nos auxilia no melhor entendimento e assimilação das matérias: Modelagem Orientada a objetos, Redes de Computadores, Desenvolvimento Orientado a Objetos e Tópicos em Desenvolvimento de Sistemas, nos possibilitando vasto conhecimento teórico e aplicação na prática.
2 OBJETIVO
Este trabalho nos levar a refletir de como deve ser a postura do profissional na área de TIC, pois não basta apenas desenvolve um software devemos também nos preocupar com a Ética e Humanização diante grupo que estamos trabalhando, pensando sempre no todo.
3 DESENVOLVIMENTO
BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS
Na década de 80, como resultado das inovações de hardware, emergiram novas aplicações com utilização intensiva de dados. Para essas aplicações, os modelos de dados tradicionais, baseados no modelo relacional, não eram adequados. Alguns exemplos de aplicações desse tipo incluem sistemas de design e produção, como CAD (Computer-Aided Design) e CAM (Computer-Aided Manufacturing), sistemas para as áreas científica e médica, sistemas de informação geográfica e bases de dados com informações multimídia. Essas aplicações possuem requisitos e características, tais como dados altamente estruturados, transações longas, dados em multimídia e operações fora do padrão, específicas da aplicação, que as tornam diferentes das aplicações tradicionais (CHAUDRI & ZICARI, 2001, pg. 3).
Silberchatz et. al. (2001, pg. 307) afirmam que “À medida que as bases de dados foram sendo utilizadas em um âmbito maior de aplicações, as limitações impostas pelo modelo relacional emergiram como obstáculos. Como resultado, pesquisadores da área de bancos de dados inventaram novos modelos de dados que superassem as restrições do modelo relacional. [...] Nos últimos anos a demanda por maneiras de tratar dados mais complexos tem crescido”.
Existe um grande interesse relativo às tecnologias orientadas a objetos na
comunidade de desenvolvimento de software, sobretudo no tocante à facilidade de
alteração de implementações de acordo com mudanças solicitadas nos requisitos. A
capacidade que esse paradigma possui de representar dados complexos uniu-se à
tecnologia de banco de dados, gerando os Bancos de Dados Orientados a Objeto
(BDOO), que suportam modelagem e criação de dados como objetos (ODBMS, 2006).
Atualmente, o banco de dados orientados a objeti é um fator emergente que integra banco de dados e a tecnologia de orientação a objetos. Por outro lado, a necessidade de realizar manipulações complexas para os bancos de dados existentes e uma nova geração de aplicações de banco de dados geralmente requisitam mais diretamente um banco de dados orientado a objeto.
...