Portifólio O Fenômeno da produtividade
Por: Nemesilvia • 6/10/2018 • Trabalho acadêmico • 793 Palavras (4 Páginas) • 129 Visualizações
O Fenômeno da produtividade
A cada passar dos anos, podemos comprovar a crescente evolução da raça humana, através dos números, com índices de crescimento sempre positivos e isso é aplicado no trabalho, nos esportes, no nosso dia-a-dia de uma forma geral.
As empresas são os melhores exemplos, com um autopoder de investimentos é possível comprar máquinas cada vez mais automatizadas, treinamentos, novos processos, profissionais destinados ao aumento da produtividade.
Há décadas os EUA é referência nesse aspecto, com um enorme capital o país não se cansa de superar resultados, trazendo ótimos resultados e condições para o país e consequentemente para os cidadãos.
O aumento da produtividade requer um trabalho minucioso e requer métodos eficientes, além de investimentos, programas para impulsionar empresas, prêmios por objetivos e excelências, algo já usado em muitos países.
O conceito para o aumento da produtividade é basicamente fazer mais com menos, ou seja, produzir mais com a utilização de menos recursos, isso reflete na economia, mais empregos, maiores salários, mais investimentos, ou seja, é benéfico para todos.
Definições de produtividade
A produtividade é o resultado eficiente economicamente do processo de entrada de material referente ao produto final.
Esse cálculo é feito através de uma conta básica, ou seja, recursos utilizados sobre o produto fabricado, o famoso output/imput, sempre tendo como meta, reduzir os imputs e aumentar o output, é aplicada sobre os custos dos recursos utilizados, desde que mantenha um equilíbrio.
Vale destacar que produtividade é diferente de aumento de produção, ou seja, seu produzo 100 peças com 10 operadores e no mês seguinte produzir 150 peças com 15 operadores, terei um aumento de produção, e se eu tivesse produzido de um número maior que 100 peças com 10 operadores, isso sim seria constatado como aumento da produtividade.
Produtividade se leva em consideração a redução dos recursos para produzir um produto.
Fator predominante para o aumento produtivo, são os processos de melhoria, aumento da competividade (Quando se há concorrentes, a tendência é procurar evoluir ainda mais, afim de não perder mercado), seguir as inovações tecnológicas que começaram a partir da 1° revolução industrial, processos e conceitos de gestão cada vez mais aplicados na indústria, procurando corrigir o mínimo de falha que seja, reduzindo tempos, estoques, custos de mão-de-obra, otimização de recursos, mudanças de layouts entre outras.
Não basta apenas ser produtivo, é necessário unir produtividade a qualidade, mantendo-se competitivo em todos os aspectos.
Com cada vez mais fabricantes de “X” produtos, tais como: automóveis, eletromésticos, eletroeletrônicos, vestuário entre outros.
Eficiência e eficácia
O conceito que determina eficiência e eficácia, pode ser claramente compreendida através da simples ideia de que:
Eficiência quer dizer que a operação foi feita em um período menor do que o programado.
Eficaz, podemos definir um produto ou uma operação feita de forma que se obteve um melhor resultado, mesmo que em um prazo maior.
Então encontramos 3 situações entre esses conceitos, sendo eles: Podemos ser eficientes e eficazes, ser eficiente e não ser eficaz e não ser eficiente e ser eficaz.
Pode ser considerar que eficácia visa os resultados e eficiência visa a qualidade, o nível de competência.
Gestão da produtividade
É um assunto que requer estrema atenção, pois se o proprietário quer elevar sua empresa de patamar, é necessário investimento tecnológico e financeiro, sistema organizacional.
É necessário estar apto as mudanças e melhorias, desde a parte fabril até a direção é preciso ter uma integração entre todas as áreas que necessitam participar do sistema.
...