Posicionamento Imobiliarios de Empreendimento Residencial em concurso de engenharia civil
Por: Eduardo Camara • 18/2/2019 • Ensaio • 939 Palavras (4 Páginas) • 252 Visualizações
Troféu Ademi -2009 – Empreendimento Residencial Standard
Empresa: Poupec Empreendimentos Imobiliários Ltda
Empreendimento: RESIDENCIAL FORTE DO BOM JESUS
Posicionamento Imobiliário
O “FORTE DO BOM JESUS” está localizado no bairro do Cordeiro, que é realmente um bairro vocacionado para a moradia do publico com faixa de renda de R$ 3.000,00. A grande dificuldade é encontrar terrenos com dimensão que viabilize o investimento.
Localizado numa das últimas áreas da região com mais de 1 hectare, vizinha a maior praça bairro, com diversos equipamentos urbanos, transporte abundante e boa vizinhança e em plena Avenida do Forte, uma das mais importantes do bairro.
Concepção do Empreendimento
Inserido em uma região monitorada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que limita o gabarito das edificações do entorno do Monumento Histórico do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, o empreendimento foi concebido para atender aos parâmetros urbanísticos, integrado à Praça do Forte.
O empreendimento é composto de 4 blocos de 4 pavimentos cada, sendo térreo mais três pavimentos tipos com locação dos blocos dispostos de forma a privilegiar a vista da Praça do Forte, conta com Piscinas adulto e infantil, deck em pedra natural, salão de festas, zeladoria com WC, guarita de segurança elevada e interfone interligado e uma vaga de estacionamento para cada apartamento.
São 4 apartamentos por andar no térreo e nos 3 pavimentos tipo, num total de 64 unidades no empreendimento, cada uma com 63,40m2, são apartamentos com 3 quartos sendo 1 suite, WC social, varanda, sala para dois ambientes, cozinha e área de serviço. Sendo a área privativa das unidades um diferencial em relação a outros edifícios da região.
Execução da Obra
Na época da aprovação dos projetos, não era permitida a execução de edifícios em alvenaria auto-portante, por isso optou-se por estrutura de concreto armado com lajes pré-moldadas e alvenaria de vedação em tijolos cerâmicos, resultando em um custo bastante competitivo com relação a alvenaria estrutural.
Nas fundações foram utilizadas sapatas isoladas, com melhoramento de solo com estacas de argamassa com 5m de profundidade.
A estrutura de concreto armado permitiu a flexibilidade dos ambientes e excelente conforto térmico e acústico.
A laje pré-moldada com nervuras treliçadas, permitiu grandes vãos, velocidade na execução redução de pessoal e custos. Nos apartamentos do pavimento térreo optamos por também executar uma laje pré-moldada para evitar posteriores abatimentos dos aterros.
A alvenaria de vedação foi toda executada com tijolos cerâmicos de 9x19x19cm, sendo utilizada argamassa industrializada.
Neste empreendimento utilizamos argamassa industrializada no assentamento da alvenaria, no emboço interno e no reboco externo, reduzindo bastante os custos e o tempo gasto com transporte vertical e horizontal. Eram utilizados apenas guinchos de coluna tipo velox, um em cada torre, dispensando grua ou guinchos de torre.
Foi utilizado gesso em pasta diretamente na laje pré-moldada nos tetos da sala e dos quartos e forro de gesso nos WC´s, cozinha, área de serviço e circulação. Nas paredes da sala, quartos e circulação foi usado gesso em pasta.
O revestimento externo em argamassa industrializada foi executado com andaimes fachadeiros, com acabamento alisado com espuma para receber a pintura.
A pintura externa dos edifícios foi utilizada Textura Acrílica Ibratin, aplicada no rolo, em cores de base inorgânica, com garantia de 5 anos contra descoloração.
Um diferencial do empreendimento foi a utilização de esquadrias de alumínio na cor preta, na linha Master da Alcoa, a porta de correr em alumínio e vidro e o parapeito das varandas em alumínio e vidro temperado, proporcionando ampla área de visão e excelente ventilação para os moradores.
Nas instalações elétricas foram utilizados shaft´s nas prumadas da circulação
...