Possibilidades da Rede 5G no Detran DF
Por: José Simões • 24/1/2022 • Dissertação • 347 Palavras (2 Páginas) • 100 Visualizações
Detran.
Oportunidade de elevar a eficácia e presteza dos serviços do Detran com o uso da rede 5G dedicada.
Semáforos.
A existência de uma rede de comunicação 5G própria do Detran e dedicada apenas a seus serviços, traria a melhoria na fluidez e permitiria o monitoramento do controlador e das lâmpadas dos semáforos, permitindo a rápida correção, a mais das vezes remotamente.
Uma rede estável de comunicações permitiria instalar câmeras nos pontos com interesse de observação, utilizando-se da infra-estrutura do cruzamento semafórico e permitindo levar as imagens do trânsito a qualquer dispositivo ou central de controle, expandindo as possibilidades de operação de trânsito e se antecipando na solução do congestionamento e na liberação da via.
Fiscalização eletrônica
O Detran possui contratos vigentes para o monitoramento de trânsito, com uso de equipamentos eletrônicos de controle de infrações, dos tipos: Controle de velocidade, avanço de sinal, uso de faixa exclusiva e inibição de contramão.
Ao todo são mais de 500 pontos também espalhados por todo o DF, mas que atuam de forma isolada e só em alguns casos tem comunicação com a central do controle.
A rede 5G permitiria universalizar a comunicação com a Central e com pouco investimento, ampliar as possibilidades de monitoramento eletrônico, apenas com a supervisão dos técnicos.
Agentes de trânsito
A fiscalização de trânsito também seria beneficiada com uma rede estável pois se reduziria a quase zero, as ocasiões sem comunicação com a base de dados do Detran, permitindo cumprir as recentes resoluções do Contran quanto ao uso de documentos digitais.
Consultas aos bancos de dados e a lavratura de notificações, poderiam ser feitas de imediato, com segurança e presteza.
A mobilidade se encaminha para os veículos semiautônomos e autônomos. A rede 5G do Detran estaria preparada para interagir com estes veículos, garantindo a segurança e regularidade do uso das tecnologias no trânsito.
Os usos de uma boa rede de comunicação, sem fio, estável e com alta velocidade, tem potencialidades exponenciais. Bem faria o Detran em se antecipar, valendo-se da oportunidade que é ter a cidade preparada para a nova geração de comunicação a 5G, tomando a dianteira no uso desses recursos dedicados ao trânsito.
...