Preparação do Terreno na Construção Civil: Sondagem
Por: MeridaBoston • 24/7/2022 • Relatório de pesquisa • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 112 Visualizações
RESUMO
O presente artigo, foi elaborado com o objetivo de analisar as etapas necessárias e os procedimentos adequados para a preparação de terrenos. A primeira etapa para a realização de um bom trabalho é conhecer o terreno e o tipo de solo em que a obra será elaborada. O projeto deve estar de acordo com as exigências e condições do local a ser construído. Em questão de probabilidade é necessário que seja realizado um estudo onde se deve conseguir dados de identificação para que seja escolhido o melhor caminho que atenda as necessidades da obra e do Terreno. Para a execução do Terreno é necessário, primeiramente a aprovação do órgão público, solicitando, assim um alvará de construção. Também se torna necessário se atentar para o aterramento da obra, pois sem a orientação de profissional devidamente preparado ocorre risco de ocorrer situações perigosas a construção e aos transeuntes. Por ser uma etapa importantíssima da construção civil, esse artigo foi voltado com o intuito de apresentar as melhores maneiras de construção para que a obra não represente problemas futuros com danos ambientais, por exemplo, e que haja melhor assertividade no procedimentos. O corpo do artigo baseia-se em pesquisa científicas de plataformas online.
1.1 Aterramento
Como uma das funções principais no procedimento das construções, seu objetivo principal é deixa o terreno sem risco de ocorrer problemas, o aterramento é um procedimento muito usado para a qualificação de uma obra, e existe vários tipos de aterramentos, alguns engenheiros usam o aterramento elétrico, essa é uma das primeiras funções a ser feita trazendo mais segurança as pessoas que estão efetuando o trabalho para não correr risco de pegar uma descarga elétrica, esse procedimento oferece uma qualidade muito boa na questão de segurança, sem esses requisitos a obra não pode ser elaborada, por que pode ocasionar um risco muito grande para as pessoas que estão efetuando o trabalho sem estudos específicos. Os engenheiros fazem primeiro o procedimento do Terreno, eles avaliam se o terreno está bem adequado para os primeiros preparos do aterramento, com essas avaliações feitas passo a passo, pode se afirma que o terreno está completamente adequado para novos projetos de construção.(SILVA,2012)
1.2 Resíduos sólidos
As construções são os eixos principais que pode produzir os resíduos, a maioria das vezes as construções começa a ser elaboradas, com um método de não ter poluição, no decorrer do tempo, as etapas das construções vão começando a ganhar vida, o que os engenheiros não percebem é que o lixo acumulado da obra podem gera problemas no meio ambiente. Na maioria das vezes a demolição de um prédio trás um enorme problema de poluição de resíduos sólidos.
A reciclagem é um dos fatores que pode reutilizar os resíduos, portando quando é despejado um material de uma obra ou até mesmo de uma demolição, esses materiais despejado, podem ser reutilizado com um novo formato de comercialização.(ARRUDA,2015)
1.3 Terraplanagem
Essa etapa é uma bem importante em construções civis, porque é ela que faz uns dos procedimentos mais importantes, como a preparação de vários terrenos, tipo um campo, mineração e etc. Assim as construções civis podem ser mais justas para aderir um Terreno bem amplo, com mais probabilidade de efetuar algumas de suas técnicas em edificações. Esse procedimento tem que ser elaboradas sempre antes de efetuar qualquer obra, primeiramente o engenheiro precisa avaliar o terreno para poder
começar a efetuar suas técnicas, umas das etapas da terraplanagem é o desmatamento, esse procedimento é um dos mais importantes tem como objetivo, fazer a limpeza do campo, retirada de troncos de árvores. A escavação é uma das funções usadas depois da limpeza do Terreno, sendo assim o seu objetivo é fazer os procedimentos bem certos, elaborar o nivelamento perfeito para o processo de
preparação do terreno para a construção.(SOUZA,2014)
1.4 Sondagem
São variados os tipos de sondagem na construção, isso depende muito do modo em que vai ser elaborado um Terreno, a maioria das sondagem são feita a mão de obra ou em materiais mecânicos. Primeiramente é feita uma pesquisa para medir a resistência do solo, existe vários tipos de sondagem como , a rotativa, geofísica e a mista. Algumas obras de pequeno porte usam mais a sondagem mista , ela é essencial para o planejamento de uma construção, o procedimento de realização da sondagem, primeiramente tem que ter as ferramentas essenciais, como um martelo com o peso bem adequado e um cabo , eles são responsáveis em fazer a penetração e mostrar os tipos de solo , com base nesses trabalhos realizados os engenheiros vão poder saber se o solo é resistente e se tem uma camada boa para o início de um projeto.(MELO E FERREIRA,2021)
...